domingo, 24 de abril de 2011

Disqus, uma nova forma de comentar

disqus_logo

Percebi que há alguns dias alguns blogs que eu costumo visitar como o Blog do Renan  Tec Dicas e o Combo Informática e alguns outros que tinham mudado o design de comentário – design pensava eu quando percebi que não era um novo design, mas sim uma plataforma de comentários que se chamava Disqus.

Então pesquisei para saber como funcionava o tal. Descobri que ele vai muito além da plataforma de comentários do Blogger. Isso porque como o Blogger pertence ao Google, só é permitido comentários quem tem uma conta Google. Apesar de ser comum todos ter uma conta Google hoje em dia, sempre tem alguém que não tem, ou que tem, mas preferem se identificar na internet pelo seu perfil do Twitter ou Facebook por exemplo. Com o Disqus isso é possível. Você pode se identificar de várias formas, ou só escrevendo o seu nome com seu blog ou site ou com seu e-mail.

É uma ampliação de comentários, pois até pessoas que não tem uma conta no Blogger podem comentar de que forma quiser.

Bem, o objetivo desse tutorial não é só apresentar, mas também ensinar como ter um desses no seu blog.

1º – Acesse a página do Disqus clicando aqui.

2º – Clique em"Sign up"

3º – Faça uma conta (esse passo é bem fácil)
OBS.: Não esqueça de olhar a sua caixa de entrada para validar a conta.

4º – Faça suas escolhas, marcando ou desmarcando as opções. (infelizmente em inglês).

5º – Depois aparecerá uma página pedindo para você clicar onde você colocará essa plataforma de comentários. No nosso caso foi o Blogger.

Aparecerá uma página dizendo todo passo a passo. Veja a tradução (feita pelo Google Tradutor)

1. Verifique se o seu blog está usando Layouts do Blogger. Veja instruções de atualização se não.

2. Ele pede para habilitar na opção “Comentários” no Blogger o item “Quem pode comentar? Qualquer um.” Veja a figura abaixo para entender melhor:

 

qualque um

 

Para chegar aí você tem que ir em Configurações>Comentários e em “quem pode comentar?” e marque a opção “Qualquer um”.

Continuando a tradução da página de explicações do Disqus:

3. Clique no botão abaixo para incluir Disqus em seu blog. Para um melhor desempenho, verifique se o widget está no compartimento inferior da coluna inferior mais à direita. Se houver vários blogs em sua conta do Blogger, não se esqueça de escolher o blog correto.

Ao colocar no botão você será redirecionado para uma página do Blogger (porque você já estará logado, pois fez a alteração do comentários no passo anterior). Clique em “Adicionar Widiget”. Depois você será levado para uma página que mostrará os elementos da página do seu blog, dizendo que o item adicionado foi salvo. Não se preocupe em que local o widget foi salvo, pois ele não funcionará lá (no local em que foi salvo e sim no local dois comentários).

Para ver se funcionou tudo corretamente vá até um post do seu blog e veja ele lá em baixo.

ATUALIZAÇÃO 14/05/2011: Devido a alguns erros do Disqus no template que eu uso, resolvi trocá-lo com o IntenseDebate. Veja mais detalhes no post abaixo:

Disqus ou IntenseDebate?

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.