quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como encurtar links? Encurtadores tradicionais

Atualizado em 25/07/2011
Encurtadores de links, como o próprio nome já diz, servem para encurtar um link que é muito grande, tornando-o menor e facilitando o compartilhamento do mesmo. É muito usado no Twitter já que em tudo tem que se economizar caractere. O procedimento é o mesmo em todos os sites: você coloca o link que deseja encurtar e clica em um botão que tem do lado. Logo aparecerá um novo link que é o encurtado e você poderá compartilhar com todos, de modo que quando as pessoas clicarem nele seja redirecionado automaticamente para o site original. Veja alguns exemplos de encurtadores de links abaixo:
Bit.ly
Este é o mais usado. Ele guarda todos os sites encurtados que você usou, como um histórico, assim quando você clicar em algum link abrirá uma nova página de estatísticas dizendo qual foi o número de pessoas que clicaram no seu link encurtado.
Goo.gl
Este é o encurtador do Google. Possui um design simples e possui também o histórico de cliques do link que você compartilhou assim como é com o Bit.ly. A diferença é que para ver a quantidade de cliques, você não é direcionado a outra página, mas na página principal (a mesma que você encurta os links) já tem tudo.
Existem também aqueles que foram criados por brasileiros:
Migre.me
Dos brasileiros esse é o mais conhecido. De dois anos para cá ele ganhou o histórico de cliques no link, assim como nos dois acima, mas que já tinham muito antes.
Twixar
apesar do nome, não só encurta links do Twitter, mas de qualquer site.
Bitw.in
Esse aí foi criado pelo Paulo Estevão, do Códigos Blog e Fernando Jorge do Blogueiros na Web. Ele apresenta o histórico dos cliques, retuitados e ainda dá a data e hora! Você ainda pode se registrar no site com uma conta do Bitw.in ou pelo seu login do Twitter. Você pode intregá-lo ao seu blog (em cada post ter no final um link encurtado para que seus leitores possam compartilhar) e ao TweetDeck. Coisas que pelo que eu saiba, só esse encurtador faz.
Zapt.In
De todos que eu conheço ele é o mais novo. Deve ter sido criado uma pouco depois que o Bitw.in, no final de 2009. Ele é bem econômico nos caracteres.
Todos os links acima encurtam qualquer tipo de link. Não só existem esses citados acima, mas vários e vários outros que você pode achar por aí na internet.
Mas qual usar?
O melhor encurtador de links para se usar, é com certeza aquele que economiza mais caracteres na sua URL encurtada. Encurtei o nosso link principal (http://fique-sabendo1.blogspot.com/) e encurtei em cada um para ver a diferença. Vejamos:
Bit.ly –> 13 caracteres
Goo.gl –> 12 caracteres
Migre.me –> 14 caracteres
Twixar –> 21 caracteres
Bitw.in –> 11 caracteres
Zapt.In –> 12 caracteres
Então vemos que o melhor que tem é o Bitw.in, que além de ter tantos recursos ainda é o mais econômico de todos;
Vemos também que  o Migre.me apesar de ser muito conhecido não é eficiente. (e no Twixar nem se fala!).
O Goo.gl, Zapt.In e o Bit.ly são razoáveis e deles três eu uso o Goog.gl ou o Bit.ly.
Você também pode usar um encurtador que tem um link engraçado, ideal para você usar com seus amigos. Veja alguns em outro post que eu fiz:

Como encurtar links? Encurtadores engraçados
Estão aí alguns encurtadores que você pode usar. Claro que eles não são os únicos existentes, como eu já disse no começo desse artigo, existem vários e que você pode achá-los pesquisando na internet. Agora é só escolher um que você mais gostou e começar a encurtar os seus links!
E você conhece outro encurtador de link?

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.