quarta-feira, 12 de outubro de 2011

5º programa indispensável: Opera

Opera - logo

Venho usando o Opera como meu navegador padrão há alguns meses por causa da lentidão e dos travamentos do Firefox nas últimas versões. Também testei o Google Chrome, mas também travava direto. Vi comentários de pessoas no post anterior que diziam que usavam o Chrome com várias abas abertas e não tinham problema de travamento. Existem muitas pessoas que não tem este problema, mas tem muitas pessoas (como eu) que tiveram. Eu não sei o porquê disso.

Se você quiser veja o comparativo que eu fiz sobre os navegadores de internet:

O Opera é um ótimo navegador e com ele eu não tive problemas. Cheguei a ficar com mais de 20 abas abertas e nenhum travamento ou lentidão para abrir ou fechar abas. Claro que não devemos abusar, pois depois que eu passei dos 30 ele ficou lento. Eu não costumo trabalhar com 30 abas abertas, só fiz isso para fazer o teste, mas chego a usar umas vinte e poucas abas ou quase isso, mais ou menos umas quinze ou dezesseis, depende do dia. O Opera é o único navegador que consegue ficar com tantas abas abertas.

Neste post eu não irei falar das coisas boas do Opera, como fiz nas postagens dos outros programas dessa série, mas sim de seus lados negativos, para que você logo saiba para que não baixe e depois se arrependa.

  • O Opera não possui autocompletar em formulários

Quando você vai preencher um formulário como um de contato e você começa a digitar o começo do seu nome já aparece em baixo nome completo, assim você só precisa clicar nele e pronto. Essa função é o autocompletar. Ela está presente também nos logins, quando você vai colocar o seu nome de usuários ou e-mail. Isso não funciona no Opera. Em nenhum site. É horrível. O Opera só tem autocompletar na barra de endereços, que é aquele lugar que tem o site (www.)

  • Apresenta erros em alguns sites
  • Tem formulários que ele não carrega muito bem;
  • Tem problemas até no Google, por exemplo, eu não vejo o +Você na barra superior do Google, enquanto com os outros navegadores vejo normalmente;
  • Erros para carregar fotos no Orkut;
  • Erro para ver as estatísticas do Blogger;*
  • Erro no novo layout do Blogger (o Blogger diz que ele não é compatível);*

Erros nos sites é a principal reclamação das pessoas ao Opera e eu espero que ele melhore isso.

*Os dois últimos pontos são erros que são apresentados, mas eu consigo ver tudo normalmente depois de clicar em OK.

Agora que você já sabe os pontos negativos do Opera, já pode baixar e ficar ciente do que encontrará pela frente. Mas se o Opera tem tantos erros por que eu ainda uso como meu navegador padrão e digo que ele é bom? Porque ele é um navegador rápido, tão rápido que é o único navegador que pode ter a sua velocidade comparada com a do Google Chrome e além disso ele não tem demora para abrir e fechar abas e por isso tem poucos travamentos. Claro que têm vários outros motivos como por exemplo, a sua elegância, o Opera Turbo, muito bom para pessoas com conexões lentas e várias outras funções. Caso queira baixar ele clique aqui.

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.