quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A morte de um gênio da tecnologia

steve-jobs
Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, morreu ontem, 5 de Outubro de 2011, aos 56 anos. É uma perda muito grande para todos do mundo inteiros, pois ele revolucionou o mundo da tecnologia.
Ele era um homem inovador, perfeccionista ao extremo e se vestia geralmente com calça jeans, camisa preta e tênis.
Junto com Steve Wozniak, ele criou o primeiro computador pessoal, o que na época foi a mais alta tecnologia, pois só existia computadores gigantescos, que quem só tinha eram as grandes empresas, universidades e órgãos governamentais. Foi quando ele fundou a Apple, com a logomarca da maçã mordida que representava o fruto da árvore do conhecimento de Adão e Eva, da Bíblia. Nessa época ele tinha 20 anos.
Apple - logo
Certo dia um executivo de uma grande empresa de refrigerantes chamou Jobs para participar da direção dela, então Jobs respondeu: “Você quer vender água com açúcar para o resto de sua vida? Ou você quer vir comigo e mudar o mundo?” Isso mostra como era a personalidade de Steve Jobs: visionário, criativo e desafiador.
Depois de um golpe interno na Apple, ele se distanciou dela e fundou a Pixar, que produziu vários filmes de animação e alguns deles foram um dos melhores já feitos. Um exemplo de filme de animação de grande sucesso até hoje foi o Toy Story. Depois a Pixar foi comprada pela Disney.
Depois de 11 anos longe da Apple ele voltou. Nessa época a Apple estava quase falindo, então aos poucos com lançamentos de novos produtos (que na época ainda não existiam) como o iPod, iPhone e iPad, a Apple foi se recuperando. Ao todo, 300 milhões de iPods foram vendidos em dez anos, 128 milhões de iPhones desde 2007 e 29 milhões de iPads nos primeiros 15 meses.
Steve Jobs era perfeccionista: exigia design, elegância e qualidade. O modo que mexemos nos computadores e celulares, tocando na tela, trocando e usando imagens, músicas, mensagens e textos, tudo isso foi criado por Steve Jobs.
Grande inteligência! E mais inteligente ainda foi o ato que ele não deixou toda a sua criatividade e inteligência só na mente e sim colocou tudo em prática. Como ele dizia aos jovens: “A morte é a melhor invenção da vida. É o agente da mudança. É o que afasta o velho para dar lugar ao novo. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Seu tempo é limitado. Tenha a coragem de seguir o que seu coração manda”.
Em 2004, Steve Jobs descobriu que tinha uma doença: um tipo raro de câncer de pâncreas. Em 2005 ele falousobre isso publicamente para jovens na Universidade de Stanford: “Lembrar que logo vou estar morto é a mais importante ferramenta que eu já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida”.
Há 42 dias ele deixou o comando da empresa quem o substituiu foi Tim Cook. Ele deixa a sua mulher da qual é casado desde 1991 com 4 filhos e mais 1 de outro casamento anterior.
A Apple divulgou em seu site uma mensagem lamentando a morte de Steve Jobs que dizia: “A Apple perdeu um gênio criativo e visionário. O mundo perdeu um ser humano maravilhoso. Aqueles de nós, que fomos sortudos o suficiente de conhecer Steve Jobs e trabalhar com ele, perdemos um amigo querido e um mestre inspirador. Steve deixa para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito vai ser para sempre o fundamento da Apple”.

Veja também estes vídeos:

São dois vídeos diferentes.
Baseado em: Bom Dia Brasil e G1
Veja também:

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.