quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Programas para Twitter

Hoje vou fazer uma comparação de aplicativos que podem ser usados para ler e escrever no Twitter sem ter que abrir o navegador. Esses programas, chamados clientes de twitter, são muito bons porque facilitam muito a vida dos usuários tweeteiros e são instalados no computador como um programa normal. Falarei sobre os principais programas desse segmento dando a minha opinião. Vejamos:

1º – Twhirl

twhirl

Esse é o mais simples aplicativo de Twitter que existe. Eu não gostei muito dele porque não tem a opção de maximizar a tela, o que para muitos é uma coisa muito boa. Eu particularmente prefiro aqueles que ocupam a tela inteira. (você pode apenas aumentar o tamanho da janela). Além disso, ele tem poucas funcionalidades. É bom para quem quer começar devagar ou para quem não tem muito conhecimento em Twitter. Mas depois, mexendo é que você aprende a usar os outros programas que são considerados “mais difíceis”. Ele destaca com cores diferentes os tweets recebidos e aqueles que você escreveu e marca com uma estrela os tweets que você ainda não leu. Também possui botão de retweetar (RT), responder, mensagens diretas (DM), encurtamento de URLs e envio de imagens pelo TwittPic . Não permite você separar as pessoas que você segue em grupos e demora muito para ler os novos tweets.

Prós

Contras

Leve

Muito limitado

Marca os tweets não lidos

Não pode maximizar a tela

Precisa de Adobe Air

Não recebe atualizações de tweets em tempo real (demora muito para chegar)

Baixe o Twhirl aqui.

2º – Seesmic Desktop

seesmic-logo-175-red

Esse aqui é um pouco mais avançado e é a mesma empresa do programa acima. Também possui botões de RT, DM, encurtador de link, envio de imagens e ainda permite a organização das pessoas que você segue por grupos. Eu tive a oportunidade de testar duas versões, uma mais antiga e outra mais atual, o 2.0. Nos meus testes com a versão antiga eu nem tive de conhecê-lo porque o download dele foi uma demora e ainda depois instalá-lo no meu computador, quando eu fui abri-lo outra demora. Acho que não é necessário esperar tanto para abrir um programa, que eu nem cheguei a vê-lo aberto e já deixou o meu computador lento. Resolvi finalizar a tarefa pelo Gerenciador de Tarefas e desinstalá-lo.

Mas quando foi lançada a versão 2.0, aí a coisa mudou. A instalação é bem rápida (você não vê um instalador, tudo é feito pelo seu navegador) e também não teve demora para abrir o programa depois de instalado. Muitas pessoas reclamavam que na versão anterior ele não carregava os tweets automaticamente, mas nessa versão 2.0 ele carrega tudo automaticamente na hora que são postadas. Também possui alerta de novos tweets. E não deixou o meu computador lento como na versão anterior. É um ótimo programa e  também tem suporte ao Facebook, foursquare,  Google Buzz, LinkedIn e Ping.fm

Prós

Contras

Leve

Não marca os tweets não lidos

Fácil instalação

Precisa de Adobe Air

Notificação de novos tweets

Bonito

Recebe tweets na mesma hora que são postados (tempo real)

Várias funções graças aos seus plugins

 

Baixe o Seesmic aqui.

3º – Janetter

Janetter logo

Esse foi o primeiro aplicativo de Twitter que eu usei. Ele é muito bom, mas deixei-o de usar por causa da sua nova versão (2.0) que apresentou uma interface mudada em relação a anterior. Eu não conseguir me acostumar. Mas ele é um ótimo programa e tem várias formas de personalização de layout. Ele tem também todos os comandos básicos do Twitter que eu citei nos programas acima. Ele marca com uma bolinha azul os tweets que você leu e permite você trabalhar com colunas. Poderia ficar usando a versão antiga, mas preferi desinstalá-lo, pois uma coisa muito ruim é ter um programa desatualizado. Por causa disso resolvi pesquisar mais para ver se achava um programa digno de se ler tweets.

Prós

Contras

Bonito

Não tem notificações de novos tweets

Recebe tweets na mesma hora que são postados (tempo real)

Marca tweets não lidos

Não precisa de Adobe Air

 

Baixe o Janetter aqui.

4º – TweetDeck

TweetDeck logo

Este é o mais perfeito dos programas e foi ele que usei depois do Janetter. Permite criação de grupos e também é compatível com o Facebook. Ele mostra atualizações do tweets através de uma notificação. Logo de primeira vista ele parece ser um programa complexo, mas depois de algum tempo mexendo nele você se acostuma e não quer mais desistir dele. Ele também permite você enviar a mesma mensagem de uma só vez para todas as contas que você quiser e encurta o link automaticamente. Também possui agendamento de tweets, um grande diferencial neste programa em relação aos outros. Para poder fazer isso basta criar uma conta no site do TweetDeck pelo próprio programa e depois ficar usando este recurso. Para quem usa outro programa também é possível programa tweets, mas por um site, como você vê no link abaixo:

O visual dele não é muito legal e infelizmente só possui dois temas que pode ser mudada de cor, mas fica feio; ele só fica bem com a cor padrão preta.

Prós

Contras

Encurtamento de links automático

Visual nada agradável

Permite agendamento de tweets

Apenas dois temas e um deles é horrível, lhe obrigando a ficar com o preto

Recebe tweets na mesma hora em que são postados (tempo real)

Precisa de Adobe Air

Notificação de novos tweets

Permite dividir as pessoas que você segue em grupos

 

Você pode saber mais do TweetDeck no post abaixo do Gustavo Soares Guerra, do Site Caseiro:

Baixe o TweetDeck aqui.

5º – bDule

bdule logo

Este é um programa incrível que conquista todos por causa de seu design, que usa o tema Aero do Windows 7. Ele possui  apenas dois temas que a única diferença é a cor, mas são ótimos! E você ainda pode aumentar o tamanho das letras. Além do Twitter e Facebook ele é compatível LinkedIn, MySpace e ainda tem leitor de RSS, coisa que os outros programas não tem! (apesar de que eu não gostei muito do leitor RSS dele). Ele marca os tweets não lidos com um triângulo azul no canto superior direito, mas se você não ler na hora ele sai de todos os tweets automaticamente, deixando você perdido sem saber o que leu e o que não leu. Ele seria perfeito se não fosse lento. É lento para abrir, chega até a travar (não o computador, só o programa) e  demora para ler os tweets. Fiz o teste: um tweet era escrito agora e dó depois de vários minutos é que chegava no bDule. Infelizmente não existe uma configuração para isso.

Prós

Contras

Bonito

Não tem notificações de novos tweets

Marca tweets não lidos

Não recebe tweets em tempo real (demora muito para chegar)

Personalizável

Não precisa de Adobe Air

 

Ainda testei vários outros que acho que nem vale a pena dizer de tão ruins que são, com exceção do Seasuri que eu não gostei por não poder maximizar a tela, mas ele é ótimo e possui várias funções parecidas com o TweetDeck.

Baixe o bDule aqui.

E você qual usa? Na próxima postagem vou falar um pouco mais sobre o aplicativo que eu uso, o Seesmic. Aguardem!

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.