segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Qual o melhor navegador de internet?

Navegadores

Esta é uma pergunta que rodeia a cabeça de muitas pessoas. Neste artigo eu mostrarei a minha opinião sobre qual o melhor navegador. Não cheguei a tal conclusão do nada, foi com muitos meses de testes para chegar a uma conclusão. Vamos ver mais:

Internet Explorer 8 e 9

Internet Explorer 9 - logo

 

Tive a oportunidade de testar o IE 8 e 9. Quer saber o que eu achei de diferença entre os dois? A aparência, apenas. O IE 9 ficou muito bonito e simples, mas a lentidão (porque eu não chamo aquilo de velocidade) ainda é a mesma. Nem tive a paciência de testa-lo como fiz com os outros, pois todos já sabem que o Internet Explorer não presta. Mesmo assim a maioria das pessoas ainda usam o IE, seja a versão 8 ou 9 e há quem diga também que ele é o navegador mais seguro. Eu mesmo não tenho paciência de está na internet com um navegador tão lento só por causa da segurança. Para isso existem os antivírus. Bem, deixemo-lo para lá e vamos para o próximo navegador.

Mozilla Firefox

 

Mozilla Firefox

Este já foi o melhor navegador, mas depois adotou o sistema de atualizações do Google Chrome que sempre tem novas atualizações. Mas com o Firefox isso não deu certo. No final de cada mês era lançada uma nova versão final do Firefox, que ao invés de ter alguma melhoria só teve coisas negativas. E essas atualizações constantes foram feitas para compensar a demora do lançamento da versão 4.0. Achava a Mozilla que estava fazendo boa coisa, pois além de animar novamente os usuários do Firefox iriam chamar a atenção dos usuários de outros navegadores com as atualizações constantes. Infelizmente não foi bem isso que aconteceu: o Firefox perdeu mais usuários do que ganhou. Muitas pessoas dizem que já não aguentavam mais o Firefox desde a versão 3.6, mas na minha opinião, ele só ficou ruim a partir da versão 5.0, que foi a primeira versão de atualização rápida que a Mozilla fez do Firefox. Até a versão 4.0 estava tudo bem.

Mas por que outras pessoas e eu não gostamos mais do Firefox? Porque ele começou a ficar lento e travando constantemente e a pior coisa é navegar na internet e ter longos e constantes travamentos atrapalhando o que você está fazendo, fora que para abrir e fechar abas é uma lentidão, ele fecha e abre abas tão devagar que termina mais uma vez (adivinha o que) travando.

Quem acompanha o Fique Sabendo! desde determinado tempo já deve ter percebido o quanto eu estou decepcionado com ele, por causa das críticas que faço a ele nos posts que divulgo as suas versões finais. O Firefox não era assim, eu navegava com várias abas abertas sem problemas nenhum até que ele ficou assim.

Então resolvi ir em busca de um “navegador navegável”, ou seja, um navegador digno de se navegar na internet, um navegador que preste.

Google Chrome

Google Chrome - logo

O Google Chrome foi a minha primeira opção para substituir o Firefox por causa dos grandes elogios. As pessoas diziam que ele é o melhor navegador, que ele é bom, que ele é rápido… Mas inicialmente eu não gostei dele. Como eu disse acima, eu utilizo muitas abas abertas e também uso aquela função de quando fechar o navegador todas as abas serem salvas e muitas vezes só venho usar aquelas abas salvas semanas depois (e isso eu fazia com tranquilidade no Firefox até a versão 4.0). Então, o Google Chrome é um navegador rápido e ocupa pouquíssima memória. No início, eu não gostei dele porque quando começava a abrir muitas abas ele começava com o mesmo problema do Firefox que era ficar travando direto. Depois disso comecei a usar o Opera que é bem leve e não trava independente da quantidade de abas abertas. Um tempo depois troquei a minha memória RAM que era de 1 GB para uma de 2 GB e hoje eu consigo navegar muito bem no Chrome até com muitas abas abertas e ele não trava (e se trava isso raramente acontece). Pela quantidade de extensões (plugins), pela leveza do navegador em si e pela velocidade de carregar as páginas digo que ele é o melhor navegador de internet atualmente. O seu único ponto negativo é que cada aba aberta tem um processo diferente no Gerenciado de Tarefas o que quer dizer que quanto mais abas você abrir mais pesado vai ficar o seu sistema. Outro ponto negativo é que se a memória RAM (e até mesmo o processador) de seu computador não for bom ele não irá funcionar direito, ou seja, ele irá travar, assim como aconteceu comigo.

Safari

Safari - logo

Nunca tinha testado o Safari antes. Ele é um navegador muito bonito, tem muito design e todas as páginas funcionam perfeitamente. A única coisa ruim que eu achei nele foi uma certa lentidão no carregamento da página, semelhante ao do Internet Explorer. Se ele melhorar isso, ele será um ótimo navegador com certeza. É meio complicado de mexer também, as suas configurações são um pouco diferente dos outros navegadores, mas acho que isso é só o costume. Veja também esta lista de coisas negativas do Safari:

Opera

 

Opera - logo

Este é o navegador que eu usei durante um bom tempo na época que a minha memória RAM era de 1 GB e que o Firefox começou a não prestar mais. Desde que o conheci ele apresentou vários erros nas exibições de páginas. Na época que eu o usei isso era pouco em relação aos travamentos do Chrome e do Firefox e a lentidão de carregar as páginas do Safari. Cheguei a dizer que era o melhor navegador de internet. E ele mesmo um pouco pesado era o único leve o suficiente para rodar num computador com memória RAM de 1 GB. E mesmo com muitas abas abertas ele não travava e continuava com o mesmo peso no Gerenciador de Tarefas de uma aba aberta. Depois de um tempo quando troquei a memória do meu computador para a de 2 GB eu comecei a usar o Chrome porque o Opera além de apresentar erros de páginas ainda demorava para atualizar quando era feita alguma modificação no site. A barra do Google, por exemplo, quando foi mudada demorou para aparecer no Opera. E quando o Google+ foi criado e o “+Você” começou a aparecer na barra também demorou para aparecer. Esses são apenas alguns exemplos. Tinha sites também com formulários que ele apresentava erros. Mas se a sua memória do computador é pequena e você não consegue usar o Chrome, o Opera é uma boa opção. Nesse caso será melhor um navegador que tenha esses erros em alguns sites e demora para atualizar as alterações dos mesmos do que ficar se estressando com o trava-trava de um navegador não é mesmo?

Bem, esta é minha opinião sobre os navegadores. E você, qual a sua opinião sobre qual é o melhor navegador?

Atualizado dia 24/12/2012

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livos, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2013 Fique Sabendo!.