quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Deixando seu PC bem organizado

ccleaner
Deixar o PC bem organizado é uma tarefa trabalhosa e que toma muito tempo. Mas vale a pena. Um PC organizado fica mais rápido em dois sentidos: na questão de velocidade de carregamento e na questão de procura de arquivos, pois o dono de um PC bem organizado acha seus arquivos com mais facilidade e agilidade. Eu já fui muito desorganizado com meu PC (até hoje sou um pouco :D) mas estou aprendendo a me organizar e vou passar minhas ‘’experiências’’ com organização para vocês.
Primeiro passo: instale apenas softwares necessários e um de cada função. Muitas pessoas tem o costume de instalar 2-3 softwares com a mesma função, o que faz o PC pesar e ficar lento. O único gênero de softwares que eu gosto de instalar igual são navegadores, tenho 5 instalados em meu PC. Outra coisa é instalar programas confiáveis, que você acredite que não faça mau ao seu PC.
Segundo passo: organize seus ícones. O Windows 7 trouxe várias opções de organização na barra de tarefas e no menu iniciar, o que facilitou a vida de muita gente. Eu recomendo não deixar muitos ícones em sua área de trabalho. Já ouvi falar que muitos ícones na área de trabalho podem atrasar o carregamento do seu SO. Se você tem muitos softwares e usa-os com frequência, com certeza eles não cabem na barra de tarefas e no menu iniciar. Para isso há solução: instale o RocketDock. Ele cria uma barra de tarefas auxiliar, no estilo Mac. Olhe a imagem abaixo. É o meu estilo de organização. Repare que no menu iniciar eu deixo ferramentas básicas do Windows (calculadora, notepad, wordpad, etc), na barra de tarefas deixo os programas que mais uso, como navegadores e players de áudio e vídeo. E no dock criado pelo RocketDock eu deixo os demais programas, como utilidades e editores. Na área de trabalho eu deixo apenas a lixeira.
Organização
Terceiro passo: defina configurações de acordo com suas preferências. Para se sentir confortável em frente ao PC, você deve definir configurações, como o brilho da tela, o som, como os programas devem se comportar, etc. Pode não parecer, mas isso é uma forma de organização.
Quarto passo: organize pastas e arquivos. Esse é o método de organização mais difícil e demorado, principalmente para quem tem muitos arquivos no PC. Separar arquivos em pastas diferentes, deixar os arquivos com nome de fácil compreensão, faz com que você não fique perdido ao procurar alguma coisa. Além disso, quando você abre pastas, elas carregam mais rápido. Não esqueça de excluir arquivos desnecessários, pois estes ocupam espaço em seu HD.
Quinto e último passo: limpeza geral. Depois de ter instalado e desinstalado programas, mover e remover ícones, excluir e criar novos arquivos, com certeza seu PC ficou cheio de arquivos desnecessários do sistema, com entradas no registro, fragmentado e não da para duvidar que algum pequeno vírus tenha entrado em seu PC (essa é a menor preocupação, mas…). Então está na hora de fazer aquela faxina. Primeiro faça uma verificação em seu sistema com o Avast! e com o SUPERAntiSpyware. Depois limpe arquivos desnecessários com o CCleaner. Limpe seu registro com o Auslogics Registry Cleaner e desfragmente seu PC com o Auslogics Disk Defrag. Estes são programas que uso e recomendo, mas há muitas outras opções de ótima qualidade.
Organizar o PC não é uma tarefa fácil, mas seu esforço será recompensado, com certeza. Até a próxima postagem!!

Vinicius

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.