quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Para onde vai um arquivo excluído permanentemente?

Lixeira de Windows

 

Algumas pessoas têm dúvidas como “Qual a diferença de excluir um arquivo para a lixeira e excluir permanentemente?”, “Como fazer para excluir um arquivo permanentemente?”, “Para que serve a lixeira?”, “Quando eu excluo um arquivo permanentemente para onde ele vai?”, “Tem como recuperar arquivos deletados permanentemente?” As dúvidas são muitas. Vamos tirar essas dúvidas:

1ª – O que é e para que serve a lixeira?

Lixeira é um local (como uma pasta) do Windows que todos os arquivos que você exclui vai para lá. Ela serve como uma espécie de backup, porque se você quiser poderá recuperar esses arquivos novamente. Para excluir um arquivo para a lixeira você tem que clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e depois em “Excluir”, ou simplesmente apertar no botão “Delete” do seu teclado.

2ª – Qual a diferença de excluir um arquivo para a lixeira e excluir permanentemente?

Quando você exclui um arquivo para a lixeira ele pode ser recuperado, mas se você exclui permanentemente não tem mais volta. (Na verdade existe um jeito. Veja na 6ª)

3ª – Como fazer para excluir um arquivo permanentemente?

Simples. É só apertar os botões do seu teclado Shift+Delete e confirmar a exclusão.

4ª – Quando eu excluo um arquivo permanentemente para onde ele vai?

Eu vi em um site uma comparação muito legal sobre isso e gostaria de compartilhar com vocês, leiam:

Na vida real devemos jogar um lixo no lixo... e depois ele vai pra um lugar (o lixão), e fica lá até se decompor... mas no PC como é quando excluímos alguma coisa? Essa coisa vai pra onde?

No mundo virtual, ele vai se decompor também...
Eles deixam de aparecer, mas continuam no HD e podem ser destruídos quando você utiliza o HD com outros arquivos. Mas na verdade ao esvaziar a lixeira o que você faz é possibilitar que outros arquivos ocupem o lugar dos anteriores. Ou seja, os arquivos que são excluídos da lixeira (ou são excluídos permanentemente) vão para um certo lugar no HD, ainda são armazenadas e com o tempo elas deixam de existir. Por isso existem programas que recuperam o que você excluiu da lixeira, mas às vezes não recuperam o que você quer porque esses arquivos já estão faz tempo que foram excluídos da lixeira e deixaram de existir.
Fonte: Tecmundo

5ª – Qual a diferença de excluir um arquivo da lixeira e excluir permanentemente com Shift+Delete?

Nenhuma. Os dois são formas de exclusão permanente e quando fazemos isso acontece a mesma coisa, como na pergunta anterior.

6ª – Como recuperar um arquivo excluído permanentemente?

Nas próximas postagens…

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livos, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2013 Fique Sabendo!.