sábado, 19 de novembro de 2011

Qual a melhor marca de celular?

Essa é uma pergunta que rodeia a cabeça de muita gente quando vai comprar um celular. Neste artigo eu estarei apresentando a minha opinião de forma geral sobre as marcas de celulares. Vamos ver:

Nokia

nokia-logo

Bem, eu confesso que achava os celulares da Nokia os melhores do mercado no quesito de durabilidade. No design eles nunca foram bons, decepcionando muito. Esse é um motivo de eu nunca ter tido um celular Nokia. Depois, com o Android se tornando popular surgiu o Windows Phone, onde os celulares da Nokia ficaram sempre associados ao sistema operacional Windows. E então eu já tinha outros motivos para não comprar um celular Nokia/Windows Phone: além do design, que continuava sendo feio (por ele ser muito quadrado e sem pontas arredondadas), o Windows Phone é um celular ruim por não ter a mesma quantidade de aplicativos disponíveis no Android e iOS. Se você gosta de um aplicativo que só tem disponível para Android e iOS, talvez não seja uma boa ideia você ter um Windows Phone, porque é bem provável que esse aplicativo não tenha uma versão para ele.

A quantidade de aplicativos existentes para você instalar é um grande problema. E o Windows Phone deixa tudo mais feio com aquele design Metro, que é bem minimalista. No WhatsApp, por exemplo, você não tem o mesmo design que tem no WhatsApp do Android e do iOS. Ele é totalmente diferente, parecendo até que você está na sua caixa de mensagens (SMS), de tão simples que é.

WhatsApp no Android e Windows Phone

Aparência do WhatsApp no Android e iOS, do lado esquerdo, e do Windows Phone, do lado direito

Recentemente a Microsoft comprou a Nokia, mas nada vai mudar, a não ser a marca nos aparelhos. Por isso eu não recomendo você comprar Windows Phone, nem celulares Nokia, nem celulares da Microsoft.

Samsung

 

samsung-logo

Considerei por muito tempo a Samsung a melhor marca de celular, porque ela sempre tinha celulares de design bonitos, com boas funcionalidades, boa variedade de modelos e boa durabilidade. A Samsung estava sempre um passo à frente das concorrentes, principalmente pelo design, que chamava muito a atenção dos usuários. Tive dois celulares Samsung: o Beat Twist, que durou 3 anos (o que é muito tempo), e o outro que tenho atualmente que é um Galaxy Pocket. Fiquei muito satisfeito com o meu primeiro celular, principalmente porque ele durou 3 anos, enquanto os celulares de muita gente quebrava ou apresentava um problema com menos tempo. Gostei tanto que comprei o meu segundo e atual celular da Samsung, e venho ficado bem satisfeito até aqui. Já faz mais de 1 ano que estou com ele e seu rendimento está ótimo.

A Samsung continua a mesma, sempre investindo em tecnologia, em celulares com design bonitos, e com linhas e modelos para todos os gostos.

Mas não a considero mais a melhor marca de celulares por causa de seu preço. Hoje a concorrência está maior do que 5 anos atrás, e todas as marcas estão investindo em tecnologia e design, provocando uma briga acirrada entre elas. Hoje não temos mais só a Samsung como uma ótima marca de celulares que sempre oferece o melhor. As outras marcas oferecem produtos semelhantes, ou até melhores, por preços mais baixos.

Sony

Sony - logo

Antigamente chamada de Sony Ericsson, a Sony evoluiu muito. Lembro quando a minha mãe teve um celular Sony Ericsson, na mesma época que eu tive o Samsung Beat Twist. Quando o cartão de memória dela ficou cheio (era de 2 GB), o celular começou a ficar super lento. Até para navegar nos menus era difícil, de tão demorado que era. Enquanto isso, eu seguia com a minha memória cheia e sem nenhum problema no meu Samsung. Depois fique sabendo de um colega de classe que também tinha um Sony Ericsson, mas de modelo diferente do da minha mãe e estava enfrentando o mesmo problema. Então não passei mais a recomendar o Sony Ericsson para ninguém.

Mas depois a Sony comprou a outra parte da Ericsson, e então virou só Sony. A empresa evoluiu depois disso, e passou a vender celulares touchscreen com Android, câmeras de altas resoluções e celulares de alta categoria.

Confesso que até hoje tenho medo de ter um celular Sony e ter o mesmo problema de lentidão que minha mãe teve com seu antigo Sony Ericsson. Mas acredito que eles melhoraram e se aperfeiçoaram.

O problema dos celulares da Sony é o preço. Até o celular mais básico e mais barato chega a ser mais caro que outro da mesma categoria, com as mesmas funções e especificações de outra marca. Então, é claro, não é vantagem comprar um celular Sony, seja ele o mais barato ou o mais caro. Todos são caros demais. Em compensação, os celulares mais caros da Sony vêm com funções que você não encontrará em nenhuma outra marca, como um celular que é capaz de filmar em 4K e de funcionar normalmente debaixo d’água. Mas só recomendo você comprar se você tiver muito dinheiro livre para isso, e se você gostar de uma dessas funções, que são praticamente exclusivas, (já que não as encontramos nas outras marcas). Mas se você achar que não precisa dessas funções e novidades, aconselho que compre outra marca, porque você pode economizar um bom dinheiro.

Motorola

 

motorola-logo

Há quem diga que o primeiro celular a existir foi da marca Motorola. Mesmo não sendo, ela é uma marca bem antiga e que perdeu espaço quando a Nokia começou a existir. Até alguns anos atrás os celulares Motorola eram horríveis, tanto em design, quanto em funcionalidades.

Agora é que as coisas melhoraram, principalmente depois do surgimento do Moto X e Moto G, que foram os celulares desenvolvidos pelo Google, depois da compra da empresa. São celulares bonitos e bem completos em funcionalidades, e com ótimos preços (na relação preço X funções). Os preços muitas vezes chegam a ser melhores do que os da Samsung, se tornando mais vantajoso compra-los. Recentemente a Google vendeu a Motorola para a Lenovo, e agora é esperar vamos ver como é que os próximos celulares irão sair.

LG

lg - logo

É surpreendente o avanço da LG no ramo de celulares. Até 3 anos atrás os celulares da LG eram feios, tinham poucas funções, eram em nada atrativos. Era uma marca que eu não recomendava. Mas ela deu a volta por cima e mostrou que sabe fazer. E já estava na hora, porque a LG é uma grande empresa de tecnologia.

Primeiro eles começaram com celulares Android com modelos de diversas cores, mas de design quadrado, que não me agrada muito. Mesmo assim, eles tinham um aspecto diferente dos celulares quadrados da Nokia, que os deixava bonitos. Hoje podemos ver celulares LG com pontas arredondadas.

Mas não é só no design que a LG avançou. Os seus celulares têm funções e especificações iguais aos da Samsung por um preço menor. Às vezes encontramos até um celular melhor do que um da Samsung, pelo mesmo preço.

Estou vendo cada vez mais pessoas tendo celulares LG, e não é à toa. Eles investiram em tecnologia e qualidade de seus produtos por um preço menor do que o seu principal concorrente, que é a Samsung.

Conheci duas pessoas que tiveram celulares da Samsung (Galaxy) na faixa dos 700/800 reais e que depois trocaram por um LG da mesma faixa de preço, e ambos disseram que o celular LG era melhor do que o Samsung que eles tinham anteriormente. E antes que você venha me dizer: “ah, mas os celulares Samsung eram mais antigos que o LG, que era o lançamento”, eu lhe digo que os seus celulares Samsung não eram antigos, eles estavam novos quando foram trocados pelo LG e eram os melhores da sua faixa de preço.

Tudo isso só confirma que o investimento que a LG fez vem dando resultados. E é por esse motivo do preço mais barato que a Samsung, que eu recomendo celulares LG.

Conclusão

Vale lembrar que este texto é minha opinião sobre cada marca. Se você vai comprar um celular, não procure pela melhor marca, mas pelo melhor modelo. Se você achar um celular que ache bonito, que tenha as funções que você quer e que você possa pagar, independente da marca, compre! Na minha opinião a melhor marca de celular atualmente é a LG porque você pode encontrar celulares com ótimas funções por um preço mais em conta do que a Samsung. Ninguém sabe se isso irá continuar por muito tempo, mas é bom aproveitar enquanto essa diferença de preços existe. Ainda não tive um celular LG, mas já estou pensando que o meu próximo celular será dessa marca, e confio que ela é boa, porque as pessoas que tem elogiam.

Eu continuo gostando dos celulares da Samsung, mas como eu disse mais acima, estou pensando em comprar o meu próximo celular da LG, ou até mesmo de outra marca, desde que eu goste do celular.

Bem, esta é a minha opinião. E pra você qual a melhor marca celular? Você tem algumas experiências para nos contar? Tem algo a acrescentar ou a retirar? Tem outra marca que você gosta?

Atualizado em 05/11/2014

Fique Sabendo!

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livos, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2013 Fique Sabendo!.