sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Por quê o Safari não tem seu destaque?

safari512px

Dos cinco navegadores mais populares do mercado, o Safari é o quarto mais usado, na frente apenas do Opera. Mas por que ele não tem seu destaque? Vários motivos estão envolvidos, e vou citar todos aqui hoje. O navegador da Apple é rápido, estável e seguro, os requisitos mínimos para um bom navegador. Veja abaixo todos os fatores que talvez levam o navegador a não ter seu merecido destaque.

 

Por quê é da Apple? 

apple-logo

Será que é por quê o navegador é da Maçã? Estamos acostumados a ouvir muita coisa da Apple: lançamento de novos aparelhos, baixa nos preços dos mais antigos, e por último a morte do gênio que criou a marca da Maçã, Steve Jobs. Nunca ouvimos falar de uma notícia do Safari, por exemplo, Safari ganhou novo recurso, ou artigos e tutoriais, como por quê o Safari tem esse nome, ou como ler um RSS com o navegador, etc. Artigos e tutoriais até vemos de vez em quando, mas em quantidade muito inferior dos outros navegadores.

Por quê não tem recursos?

ScreenShot001

Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera: esses navegadores têm recursos muito bons e úteis, que fazem o software mais do que um navegador. Mas o Safari não tem isso. Seus recursos são básicos para um navegador: bloqueador de pop-ups, abas, leitor de RSS, baixador de arquivos, etc. Nós internautas gostamos de navegadores com recursos, e o Safari não traz isso.

Por quê seus complementos são de difícil acesso?

Os complementos do Safari são de difícil acesso. Você só acha no site do próprio navegador. Além disso, não há uma boa variedade de complementos, apenas os básicos, como os para redes sociais, para YouTube e para sites de compras.

Por quê tem interface e mecanismos simples?

A interface do Safari é muito simples e meio difícil de configurar, por isso, talvez, os internautas não gostam dele. Os mecanismos do Safari também são simples. Antes de escrever esta postagem, fiz um teste com o Acid3 Test no Safari. Resultado: 99 pontos. Faltou pouco para chegar no 100 pontos.

Ou por quê não existem artigos e tutoriais sobre ele?

Como dito mais acima, é difícil ver artigos e tutoriais para o Safari. Os usuários se sentem perdidos e não tem paciência para aprender a usar o Safari, mesmo sendo muito fácil mexer no navegador.

Se pararmos para pensar, o Safari é um ótimo navegador. As coisas que disse acima podem não ter a ver com o quase-não-sucesso do Safari, mas chegam bem próximos da realidade.

 

Vinicius

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.