domingo, 18 de março de 2012

Facebook ou Google+, eis a questão!

google-plus-vs-facebook-logo1

As onda do Orkut, aos poucos, estão indo embora, e as ondas do Google+ estão apenas chegando. Ao que parece, a nova rede social da Google veio para ficar. Antes a questão era “Orkut ou Facebook?”. Mas agora a questão é outra: “Facebook ou Google+?”. Aqui estão minhas opiniões sobre as redes sociais.

Facebook

Hoje com mais de 750 milhões de usuários, a rede de Zuckerberg conquista milhares de usuários todos os dias. Mas por quê ela faz tanto sucesso? Simples: é muito fácil fazer amizades, além de ser muito fácil também usa-lo. A interface do Facebook não é das mais “limpas”, já que as barras laterais são cheias de anúncios, sugestões e aplicativos. A rede ficou muito melhor agora com a nova Timeline, que apesar de ter decepcionado boa parte dos usuários, ainda é um boa estratégia de Mark.

Mas muito mais importante que a interface, é a segurnça que o Facebook proporciona aos usuários. Você pode definir quem pode e quem não pode ver seu perfil, ou seja, você tem muita privacidade (diferente do Orkut, em que tudo que você fazia, era exposto a toda a comunidade). E as várias funcionalidades do Facebook trazem muito conforto aos usuários. O famoso “Curtir”, o inquietante “Compartilhar” e o muito bem usado “Comentar”, faz você interagir com qualquer pessoa.

E os aplicativos? Eles proporcionam ao usuário muito mais funcionalidades e diversão. Mas há algumas coisas ruins no Facebook também. A interface pode deixar os novatos muito confusos. Os famosos bugs também são perceptíveis, principalmente no famoso “No que você está pensando"?” onde, ao colocar um link, muitas vezes ele não aparece no seu mural.

Google+

Lançado em Junho de 2011, o Google+ possui quase 100 milhões de usuários no mundo todo. O crescimento foi rápido e gerou várias discussões. Apesar de não ser considerada uma rede social pelos próprios criadores do produto, particularmente, ainda considero-a uma rede social. Como o G+ ainda andou pouco, a interface é a que considero a mais limpa entre a rede, o Facebook e o Twitter. Toda branquinha, ela ainda está organizada (creio que quando a rede social ganhar mais patrocinadores, talvez ficará igual a do Facebook).

O Google+ também é uma rede social segura, mas ainda tem que melhorar. Ainda em crescimento, o G+ não tem muitos aplicativos, e é um tanto quanto parada em comparação ao adversário. Mas alguns recursos são bem superiores ao Facebook, exemplos são a opção de editar sua postagem depois de postada e os já famosos hangouts. Com a rede social, você pode integrá-la a vários outros serviços da gigante Google. Exemplos são o Google Docs e o Picasa (na qual foi totalmente acoplada ao G+).

Como dito acima, o Google Plus é uma rede social parada. Os grandes sites famosos postam muito pouco em relação a quantidade que postam no Facebook. Além disso, é muito difícil você achar um conhecido.

Conclusão

Uso e gosto das duas redes sociais, mas uma coisa é certa: o Google+ tem muito o que oferecer ainda e o Facebook tem vários outros planos. E você? Gosta de qual das duas redes sociais? Usa apenas uma ou usa as duas? Deixe sua opinião!

Vinicius

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.