quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acelere sua internet com mais alguns comandos! [Atualizado]

8971166383133924

A alguns meses atrás, eu escrevi aqui no Fique Sabendo! um artigo ensinando como otimizar e acelerar a internet com um simples comando. Hoje, estou trazendo mais alguns comandos úteis para limpar e acelerar sua internet. Para que não surja discussões com críticas ruins, quero esclarecer que nenhum dos comandos abaixo causa problemas no computador. A não ser que o mesmo seja antigo (alguns comandos abaixo deixam o PC um pouco mais lento, vocês vão ver porque), nada será prejudicado. Além dos comandos no prompt, há duas modificações no registro que exigem muita atenção dos usuários, principalmente dos novatos. Mãos a obra! Digite no menu iniciar “cmd” sem aspas e clique com o botão direito no único resultado e selecione “Executar como administrador”. Digite agora os seguintes comandos:

netsh int tcp set global congestionprovider=ctcp – ao acessar a internet depois de ligar seu PC, ela inicia bem rápida. Mas com o passar das horas ela vai ficando lenta e mais lenta. Este comando serve para estabilizar a conexão para que ela não perca a estabilidade.

netsh int tcp set global dca=enabled – os dados da navegação vão para um cache em sua CPU, evitando sobrecargas. Lembre-se que, por usar a CPU, esse comando exige mais trabalho de seu PC.

netsh int tcp set global ecncapability=enabled – este comando ativa o ECN (Notificação de Congestionamento Explícito, traduzindo). Com o mesmo ativado, você não tem uma grande perda de dados em caso de alto tráfego. Este comando também deixa sua máquina lenta, principalmente quando baixar grandes arquivos.

netsh int tcp set global chimney=enabled – com esta opção ativada, sua placa de rede carrega os dados de navegação em vez da CPU. Não são todas as placas que suportam essa configuração, então não ative-a se não tiver certeza que a mesma suporte.

Caso note algum problema com estes comandos, basta trocar o código final por =disable para desabilitá-los. Depois de aplicar todos os comandos, apenas minimize o prompt e digite “regedit” no menu iniciar e abra o único resultado.

Com muita atenção, vá em HKEY_LOCAL_MACHINE > System > CurrentControlSet > Services> LanmanWorkstation > Parameters. Ali você pode adicionar duas chaves: clique com o botão direito num lugar vazio Novo > Valor DWORD. Dê o nome de “Disable Bandwidth Throttling” e insira o valor 1. Como configuração padrão, o Windows reduz o tempo de espera de sua conexão, mas para executar isso ele a deixa mais devagar. Essa chave acaba com esse obstáculo. Para habilitar a função auto-tunning da sua conexão, que faz com que ela seja maximizada de acordo com a quantidade de dados processados, crie outro valor DWORD e dê o nome de “EnableWsd” e dê o valor 0.

Com o prompt de comando e o regedit aberto, reinicie seu PC para que as configurações tenham efeito. Talvez não seja necessário reiniciar com os dois aberto, mas prefiro assim por achar mais seguro =).

Atualização

Os comandos do prompt não funcionam no Windows 8 64 bits. Talvez funcionem na versão 32 bits, mas eu não garanto isso para vocês.

Fonte: os comandos foram retirados do artigo “Dicas avançadas para acelerar o seu computador” do Tecmundo. Alguns comandos exigiram um pouquinho mais de estudo em outros sites.

Vinicius Girraldi

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.