segunda-feira, 23 de julho de 2012

4 versões do Windows que tiveram o desenvolvimento cancelado

Se você acha que tudo corria e corre perfeitamente bem em Redmond, está muito enganado. Nem tudo são flores nas terras da Microsoft. Por motivos desconhecidos, a empresa abandonou 4 versões do Windows no final da década de 1990. Há pouquíssimas informações sobre quais eram os objetivos da gigante com os SOs. Mas você sabia desses cancelamentos? Vamos a eles!


1 - Windows Cairo

Desenvolvido entre 1991 e 1996, ninguém sabe muita coisa sobre o Cairo. Sabe-se apenas que algumas das tecnologias desenvolvidas nele foram implantadas em versões posteriores do SO, como o Windows NT 4.0, e que após uma série de atrasos, o projeto Cairo foi rebatizado e lançado como Windows 2000.


2 - Windows Nashville

Talvez o Nashville não seria exatamente um novo SO. Seria apenas uma grande atualização para o Windows 95, uma espécie de Windows 96, mas a imprensa frequentemente referia-se ao projeto como Windows 97. A Microsoft estava desenvolvendo-o para preencher a lacuna entre o Windows 95 e o Memphis (Windows 98). O Nashville surgiria contendo novas funcionalidades ao Internet Explorer 3, como o Active Desktop, que é a exibição de sites de internet na área de trabalho e a opção de abrir documentos do Office diretamente do IE graças a controles ActiveX.


3 - Windows Neptune

O Neptune foi desenvolvido entre janeiro de 1999 e janeiro de 2000, preparado para ser uma versão Home Edition do Windows 2000, a primeira sobre a plataforma NT para usuários finais. Na época, foram lançadas duas builds do SO, mas não passou daí. O objetivo da Microsoft era lançar um Windows 2000 mais limpo: este era mais destinado a empresas, já o Neptune seria mais multimídia. Muitas funções desse SO e do 2000 que não puderam ser implantadas nos mesmos, foram postas em prática no projeto Whistler, codinome para o bom e velho XP. Entre as funções do Neptune estavam um firewall simples e uma tela de logon, esta última uma novidade na época.


4 - Windows Odyssey

O Odyssey foi desenvolvido entre 1999 e 2000, sendo o mais misterioso desta lista. Nunca foi lançada uma versão alpha do Odyssey e o motivo de seu cancelamento é desconhecido até hoje. Rumores apontaram o Odyssey como o futuro Windows XP. Outros foram mais polêmicos: diziam ser um sistema muito avançado para a época, algo parecido com o Vista, rodando numa configuração avançada e inacessível na época. Talvez o sistema nunca foi abandonado, se tornando o Windows Vista em 2007. Mas isso não foi confirmado, pois a própria Microsoft não se manifestou.

A Microsoft e seus mistérios... Qual seria o impacto destes quatro sistemas hoje? Dê sua opinião nos comentários!

Abraço e até mais!

Atualizado em 25/05/2018

Vinicius Girraldi

Vinicius Luz é paranaense, estuda Administração de Empresas, gosta de fotografia e estuda um pouco sobre tecnologia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.