domingo, 8 de julho de 2012

Que tal usar uma foto para personalizar a barra de tarefas?

roda de cores

É óbvio que o Windows Vista e o o Seven são muito mais personalizáveis do que seu antecessor, o Windows XP. Enquanto os dois primeiros contam com 16 cores para personalizar a barra de tarefas, o XP possui apenas 3. Mas, mesmo assim, alguns de nós, usuários, não ficamos satisfeitos com as tonalidades que a Microsoft trouxe. Mas, que tal você dar o seu toque ao Windows e colocar um recorte de uma imagem na barra de tarefas? A qualidade não fica perfeita, pois a própria barra desfoca a imagem, mas já é um bom começo. Para fazer isso, basta uma imagem do tamanho da sua tela e um editor de imagens. Vamos usar aqui o PhotoScape, pois ele já tem todas as ferramentas que precisamos, mas, se você quiser, pode usar qualquer outro. O tutorial é meio longo, mas muito fácil. Mãos a obra!

Primeiramente, tire uma screenshot de sua barra de tarefas, do jeito que está mesmo. Use a ferramenta de corte do Windows e selecione Captura Retangular e corte a barra de tarefas. A screen não sairá perfeita, mas isso é normal. Salve a foto depois de tirada.

ScreenShot001

Agora vamos mostrar um jeito de personalizar: colocar textos, figuras, coisinhas pequenas. Basta abrir a foto no PhotoScape e usar a ferramenta Paint Brush para apagar a foto e deixá-la branca.

ScreenShot002

Você pode colocar textos, figuras, etc, como dito acima.

ScreenShot003

 

ScreenShot004

Ficará mais ou menos assim:

ScreenShot005

Mas se você não quer perder tempo organizando e “colando” emoticons, você pode recortar uma foto de uma paisagem, por exemplo, do tamanho da barra de tarefas. Ao recortar, veja exatamente o tamanho do recorte da barra de tarefas. Na imagem acima, o tamanho é de 1365x40, pois a resolução da minha tela é 1366x768. Escolha a imagem e na aba Cortar, selecione Atribuir proporção/tamanho.

ScreenShot006

Forneça o tamanho do recorte e dê OK. Posicione a linha redimensional onde desejar e clique em cortar.

ScreenShot007

Salve o recorte onde desejar. Agora, pegue uma imagem, de preferência exatamente do tamanho de sua tela, como a imagem abaixo, de 1366x768.

PICT007 (2)

Abra-a no PhotoScape, e na aba Objeto, selecione Fotografia e no menu selecione Foto. Escolha a foto de recorte para a Barra de Tarefas.

ScreenShot008

Agora, posicione a foto na parte inferior do wallpaper. Cuidado para não deixar pedacinhos de fora, apesar de ser quase impossível deixá-la certinha.

ScreenShot009

Salve a foto. Agora, localize-a, clique com o botão direito em cima dela e clique em Definir como plano de fundo da Área de Trabalho.

ScreenShot010

Pronto! Veja o resultado final:

ScreenShot011

Como havia dito no começo do artigo, a foto não fica perfeita ali, pois a barra de tarefas a desfoca, mesmo ela sendo completamente transparente, chamada por mim de “vidro embaçado”. Se não sabe ou não lembra como deixar sua barra de tarefas transparente, siga os passos: clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Personalizar. Clique em Cor da Janela e selecione a cor branca, deixando sua intensidade no mínimo.

ScreenShot013

Agora faça seus experimentos! Coloque diversas fotos em uma, coloque vários logotipos, emoticons, seu nome, use sua criatividade!

Abraço e até a próxima!

Vinicius Girraldi

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.