sábado, 7 de julho de 2012

Substitua o Bloco de Notas do Windows em um minuto!

logo bloco de notasQuem não conhece e usa o bom e velho Bloco de Notas do Windows? Presente no SO desde 1985, quando foi lançado o Windows 1.0, ele nos lembra de algo, constrói páginas web, etc. Mas nos dias de hoje um software como ele não é mais tão útil, pois cada vez mais precisamos de ferramentas avançadas. O Bloco de Notas tem apenas edições simples, sem muitas opções de formatação. Por isso, foram criados vários outros editores, entre eles o Notepad++, que oferece suporte a várias linguagens de programação e possui várias ferramentas úteis. Creio que quase todo mundo conheça o método de substituir o Bloco de Notas do Windows por outro semelhante, como o Notepad++.

O problema é que esse método é demorado e difícil. Resumindo: você faz tudo aquilo à toa. Então, para facilitar as coisas, estou trazendo um método muito mais simples e rápido, tudo feito pelo Painel de Controle. Acompanhe!

Obs: o tutorial foi feito no Windows 7, então creio que funcionará no Vista, mas não tenho a mesma certeza no XP.

Primeiramente, digite no Menu Iniciar “definir associações”. Aparecerá três opções, clique na segunda, nomeada “Fazer com que um tipo de arquivo sempre seja aberto em um programa específico”.

ScreenShot001

Aparecerá uma enorme lista com várias extensões de arquivos do Windows e outros programas, junto com suas respectivas descrições e o programa que abre a extensão. Para ficar tudo mais organizado, ordene a lista pelo nome dos programas (1), nomeada “Padrão atual”. Desça até as extensões do Bloco de Notas, selecione a mesma de sua preferência (2), no caso da imagem, a extensão .txt. Clique em “Alterar programa” (3).

ScreenShot002

Abrirá uma janela com uma lista de programas, na qual não aparece o Notepad++. Para colocá-lo na lista, clique em “Procurar”.

ScreenShot003

Outra janela abrirá. Por padrão, ela está na pasta “Arquivos de programas” (ou “Program files”). Vá na pasta do Notepad++, selecione o aplicativo e clique em “Abrir”, ou, se preferir, dê dois cliques para fazer o mesmo.

ScreenShot004

Você voltará na janela com a lista de programas, na qual o Notepad++ está selecionado. Basta clicar em “OK” e pronto, todas as anotações em .txt abrirão no Notepad++! Lembrando que você pode usar qualquer programa semelhante ao Notepad++. Você poderá aplicar esse tutorial em outras extensões, mas cuidado: faça isso em apenas extensões que abrem com o Bloco de Notas. O tutorial é completamente reversível, basta seguir os mesmos passos e selecionar o Bloco de Notas novamente.

Abraço e até mais!

Vinicius Girraldi

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.