quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Widget do Google+ para Blogger

Já falamos aqui no Fique Sabendo! sobre um widget não oficial do Google+ para você colocar no seu blog, mas depois de algum tempo o site saiu do ar e consequentemente todos os widgets pararam de ser exibidos nos blogs que o utilizavam. Mas existe também o widget oficial do Google+ para você colocar no seu blog do Blogger ou Wordpress. Não tinha ensinado antes aqui porque não tinha conseguido colocá-lo aqui no Fique Sabendo!, por um pequeno detalhe que vou mostrar neste tutorial.

Widget do Google

1º – Acesse o site do widget clicando no link abaixo:

https://developers.google.com/+/plugins/badge/

2º – Se você já estiver logado com sua conta do Google ele reconhecerá automaticamente o seu nome e o nome da(s) sua(s) página(s) no item “Google+ page”, como mostra a imagem abaixo:

Perfil e página do Google

3º – Escolha um perfil ou página e passe para o passo 4. Caso você não esteja logado com sua conta do Google ou caso o perfil ou página que você quer não apareceram é só você clicar em “Other”. Aparecerá um campo escrito “Page URL”.

Page URL

Essa “Page URL” é nada mais do que os números que aparecem no endereço (URL) do seu perfil/página:

Números de URL de página no Google

Cole esse número no campo.

4º – Depois disso já aparecerá ao lado um modelo do widget, mostrando como ele ficará e o código abaixo. Você poderá também alterar a forma de exibição do widget. Para páginas existem três formas de exibição, para perfis, duas.

Exibição e configurações do widget do Google

Não se esqueça de mudar a linguagem para “Português (Brasil)”.

5º – Depois clique em “Advanced options”, que fica bem abaixo de “Language”.

Advanced options

Aparecerão mais algumas opções. Em “Parse tags” marque a opção Explicit. (Foi por causa desse pequeno detalhe que eu colocava o código e o widget não pegava).

6º – Depois disso você verá o código dividido em três partes.

Códigos do widget do Google

A primeira parte você deverá colocar no HTML do seu blog (vá em Modelo>Editar HTML>Prosseguir) abaixo de <head>.

A segunda e terceira parte você deverá colocar (as duas juntas) onde você quer que o widget apareça, como num gadget, por exemplo.

Pronto, depois disso lá estará o seu widget do Google+.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.