sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Chega de frescuras! Conheça o design minimalista.

12-apple_chrome_logoVivemos numa era onde a internet é indispensável para qualquer pessoa. As informações chegam a todo instante e é difícil acompanhar tudo. A rede mundial de computadores está sendo usada, massivamente, para o trabalho e fica praticamente impossível manter o foco em sites sujos, mal organizados e cheios de anúncios. Nesse cenário, surgiu o design minimalista, cujo o objetivo é manter o foco, a leveza e a elegância das páginas web e softwares. O minimalismo consiste em eliminar recursos ao máximo para manter tudo em ordem e, como já citado, o foco. Conheça melhor essa tendência que cresce mundialmente.

Como ele é?

Se você quer construir um template minimalista para seu blog, tenha atenção e paciência. São necessárias várias revisões e perguntas, tais como: “o template realmente precisa disso?”. Elimine tudo o que achar desnecessário. Use cores neutras: branco, preto e cinza. Mas, como tudo em excesso faz mal, tenha cuidado. Há sites pela web que são tão minimalistas que possuem um fundo completamente branco e a fonte preta. Do meu ponto de vista, isso tira a vida da internet. Sempre procure usar duas ou três cores junto ao branco. Sites pretos, além de parecerem mortos, cansam excessivamente a vista.

Outra característica do design é o quadrado. Os cantos são praticamente todos quadrados. Esqueça fundos que imitam madeira, parede de tijolos ou imagens abstratas. Os fundos são completamente “lisos”, com cores neutras. Além disso, blogs minimalistas são extremamente bem organizados e com fácil acesso a qualquer página e postagem. Não falo tudo isso como profissional (mal sei usar o Photoshop, hehehe), mas sim como um usuário que gosta e acha que o minimalismo é a tendência para o futuro.

Mas, o que a Apple faz aqui?

A imagem lá no começo do artigo ilustra uma empresa que sempre se preocupou com o design perfeito, simples e minimalista. Se você leu a biografia de Steve Jobs, sabe muito bem do que estou falando. A Apple traz uma simplicidade e um minimalismo impecáveis, dentro de um design perfeito. Um exemplo é o iPod Nano, lançado recentemente em várias cores:

overview_hero

Isso prova que o minimalismo não está presente apenas no ambiente virtual.

Então, o que você acha do design minimalista? Acha que ele pode ser a tendência para o futuro? Acha-o mais leve e prático? Mande sua opinião. Críticas, elogios e complementos para a postagem são bem vindas.

Vinicius Girraldi

tem 17 anos, é paranaense e adora informática e tecnologia. Pretende estudar e trabalhar na área de programação, embora sinta muita atração por design e usabilidade de páginas web e softwares. Na escola, adora Ciências Exatas e Filosofia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.