sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Chega de frescuras! Conheça o design minimalista.

minimalismo

Vivemos em uma era onde a internet está intimamente ligada à vida de todos. As informações chegam a todo instante e é difícil acompanhar tudo. A rede mundial de computadores está sendo usada, massivamente, para o trabalho, diversão e comunicação e tudo fica mais complicado quando entramos em sites e apps "sujos", mal organizados e cheios de anúncios. Nesse cenário, têm surgido o design minimalista, cujo o objetivo é manter o foco, a leveza e a elegância das páginas web e softwares. O minimalismo consiste em eliminar recursos ao máximo para manter tudo em ordem, inclusive o foco do usuário.

Se você é um web designer, construir um design minimalista para seu site, ou de seus clientes, requer atenção e paciência. São necessárias várias revisões e perguntas, tais como: “isso realmente é necessário?”. Elimine tudo o que achar supérfluo. Dê preferência para cores neutras, mas sem deixar as cores de lado. Tenha cuidado, também, com o excesso do minimalismo. Se você é um desenvolvedor, use o mesmo procedimento. Esqueça também fundos que imitam madeira, parede de tijolos ou imagens abstratas. Os fundos são completamente “lisos”.

Independentemente de sua área de trabalho, tenha sempre em mente deixar seu produto fácil e simples, para todos os usuários. Por vezes, usar um software ou navegar em um site torna-se uma tortura simplesmente por conter informações demais, e de forma mal organizada. Mantenha as coisas claras.

Lembre-se que o minimalismo é um estilo de vida para muitas pessoas, no mundo físico, não apenas virtual. Manter uma vida simples, apenas com itens realmente necessários e duráveis, é uma grande ajuda para nosso planeta, e principalmente, para nossa mente.

Então, o que você acha do design minimalista? Acha-o mais leve e prático? Mande sua opinião. Críticas, elogios e complementos para a postagem são bem vindas.

Atualizado em 25/05/2018

Vinicius Girraldi

Vinicius Luz é paranaense, estuda Administração de Empresas, gosta de fotografia e estuda um pouco sobre tecnologia.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.