quarta-feira, 20 de março de 2013

Alternativas ao Google Reader

Google Reader - logo

Com o fim do Google Reader decretado para o dia 1 de Julho, lhes mostro duas opções como alternativa a ele. Ambos já foram falados aqui no Fique Sabendo!, mas vale a pena relembrar, e agora mais do que nunca testá-los e usá-los como leitor de feed. E aconselho que você mude logo agora para um desses leitores para ir se acostumando com eles e também para não deixar tudo para cima da hora.

1º – Feedly

Feedly - logo

O Feedly é um aplicativo para Chrome e Firefox para você ler os seus feeds. Ele tem uma aparência muito bonita, agradável e você ainda pode personalizar ele e deixá-lo do jeito que quiser. Atualmente o Feedly só pega integrado com o Google Reader, mas ela já anunciou que em breve ela se tornará um leitor de feed independente do Google Reader, o que quer dizer que você não precisa se preocupar com isso, porque quando o Google Reader sair do ar, provavelmente o Feedly já será independente e você já terá os seus feeds lá automaticamente. Para aprender a usar o Feedly siga o tutorial abaixo:

Ele é ideal para você que gosta de ler os feeds em vários locais diferentes, porque mesmo sendo um plugin, tá na internet e sincroniza tudo. Caso o computador e navegador que você esteja não tenha o Feedly, basta instalá-lo e fazer o login com sua conta e estará lá tudo sincronizado, ou então você faz o login no Chrome com sua conta do Google que é ainda mais fácil. Ah, ele está disponível também para iOS e Android.

2º – FeedDemon

Este é o leitor de feed que eu uso. É um leitor desktop muito bom com uma aparência bonita e leitura agradável, assim como o Feedly. E ele é bem organizado. Eu gosto muito dele. É em inglês, mas dá para usar normalmente. O FeedDemon também tem integração com o Google Reader, mas também funciona independente dele, ou seja, você pode usá-lo como o seu leitor de feeds independente do Google Reader. No artigo abaixo eu falo mais sobre ele:

Se você já usa o FeedDemon em sincronização com o Google Reader, basta tirar a sincronização indo em Tools > Options > Synchronization Options e depois clique na aba “Accounts” e remova a sua conta do Google. Caso os seus feeds desapareçam basta cadastrá-los de novo, mas dessas vez sem sincronização com o Google Reader.

Se você ler seus feeds em diversos locais e dispositivos, o FeedDemon não será a melhor opção, já que ele não terá mais sincronização com o Google Reader. O ideal mesmo seria você usar o Feedly nesse caso. Ele é um tipo de leitor para você que gosta de ler os seus feeds em um computador só.

Recentemente, apesar do criador do FeedDemon dizer em seu blog pessoal que com o fim do Google Reader também iria existir o fim do FeedDemon, as pessoas poderiam continuar usando-o normalmente sem a sincronização com o Google Reader, mesmo depois do fim dele. Em outro texto (de ontem), ele disse que pretende criar uma nova versão do FeedDemon antes do fim do Google Reader, mas sem a sincronização com ele.

Bem pessoal, é isso. Até testei outros leitores de feeds, mas na minha opinião não tem melhor que esses dois. Se você tá usando outro leitor de feed, faça um comentário abaixo, diga o que acha dele e nos conte a sua experiência.

Atualizado em 25/03/2013

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.