segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sobre o sistema de comentários do Google+

Semana passada o Google+ anunciou o seu sistema de comentários para blogs, até aqui exclusivo só para quem usa o Blogger. Mas será que isso foi mesmo uma evolução do sistema de comentários do Blogger? Acho que nem tanto. Primeiro que só pode comentar nele as pessoas que tem conta no Google+, o que é ruim. Claro que a Google fez isso de propósito para que as pessoas usassem o Google+. Mas é diferente você ter os comentários do Facebook no seu blog e ter o do Google+. Isso porque o Facebook é a rede social mais usada do mundo. Já o Google+ pode até ter muitos usuários, mas eles são porque foram obrigados a ter quando criaram a sua conta do Google, ou porque criaram um perfil para ver como era e depois não gostaram e deixaram lá abandonado. Mas de usuários ativos mesmo, poucas pessoas é que usam a rede social. Por isso a quantidade de comentários de um blog pode diminuir muito porque nem todo mundo tem um perfil lá e quem tem, talvez não queira comentar lá porque não gosta do Google+, assim como eu também não comento em nenhum blog que usa os comentários do Facebook porque não gosto do Facebook. E como o Facebook é algo mais pessoal, que você usa para manter relações com pessoas que você conhece, eu não gosto que o meu nome e o meu perfil do Facebook fique divulgado nos comentários de um blog. Com os comentários do Google+ eu não teria esse problema, porque eu gosto dessa rede social e como o sistema de lá e de seguir e ser seguido então não tem problema em comentar em um blog que use ele e ter o meu perfil divulgado. Muito pelo contrário, seria até bom. Mas como eu disse antes, isso é de acordo com as pessoas que gostam ou não do Google+. Como a maioria não gosta, esse seria um problema para a maioria dos blogs. Eles poderiam pelo menos colocar opção de login para Twitter e Facebook. Quem sabe se assim não ganhariam mais usuários?

Esse sistema seria bom apenas para blogs que recebem muitos comentários pela sua página do Google+, como o Google Discovery, por exemplo. Eles não teriam problema nenhum em colocar esses comentários lá. Pelo contrário, aumentariam o número de comentários, visto que os seus leitores comentam mais na sua página do Google+ do que no artigo. Mas aí aparece mais um ponto negativo: ele não está disponível para Wordpress. Eu espero que o pessoal do Google+ disponibilize logo esses comentários para outras plataformas de blogs porque assim aumentariam os seus usuários.

Outra coisa que não gostei muito foi a forma de moderar comentários. Pelo que eu entendi a cada comentário que você recebe no seu blog, você recebe uma notificação no Google+, o que é ruim se você recebe muitos comentários porque vai lhe incomodar um pouco. Já que a moderação é feita no Google+, eles deveriam criar um novo menu com o nome “Comentários”, para as pessoas que ativaram esses comentários em seus blogs. Dessa forma a pessoa não receberia mais notificação nenhuma, e quando quisesse era só ir nesse menu e moderar os comentários, assim como fazia nos comentários do Blogger (se tivesse a moderação ativada). Assim, a moderação dos comentários ficaria mais organizada.

Acho que para os comentários do Google+ ser bom mesmo e bem aceito pelos blogueiros e usuários, tem que ter essas mudanças. Ou simplesmente ser uma rede social mais usada, o que eu acho difícil de acontecer em curto prazo. Mas se o Blogger um dia colocasse esses comentários como padrão do Blogger, talvez as coisas melhorassem. Ou não. Talvez se isso acontecesse muita gente recorreria a sistemas de comentários externos.

Mas, claro, ele também tem os seus lados positivos. Ele é bonito, organizado e para quem gosta do Google+ será ótimo.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.