quinta-feira, 27 de junho de 2013

Motivos porque eu deixei o Hotmail (Outlook) e fui pro Gmail

Gmail vs Outlook

Faz algumas semanas que eu deixei o Hotmail (agora Outlook) e fui pro Gmail. O motivo são alguns erros que eu estava encontrando no Hotmail e que não permitiu que eu continuasse com ele. Abaixo eu listei os motivos que me fizeram abandonar o meu e-mail pessoal do Hotmail e ir para o Gmail:

1º – Dificuldades no Thunderbird

Eu uso o Thunderbird e quando eu estava falando com alguém que estava online por e-mail, eu tinha que esperar de 10 em 10 minutos para que o Thunderbird pudesse carregar e baixar as novas mensagens. Isso era ruim porque me atrasava. Então eu tinha que fazer isso manualmente, indo em Receber e depois clicando no meu e-mail. Fazer isso várias vezes era muito chato. Depois que eu fazia isso umas três vezes, se não me engano, o Thunderbird dava um erro dizendo que eu tinha que esperar 15 minutos para poder ver se tinha novos e-mails, ou seja, eu não podia mais fazer o Thunderbird procurar mais e-mails na minha caixa de entrada porque já tinha feito muitas vezes. É claro que eu não ficava lá esperando, então eu ia para a versão web do e-mail (pro site do e-mail). Eu não estava gostando disso porque o Thunderbird foi feito para facilitar a minha vida, não dificultar e eu não ia deixar de usa-lo porque a culpa de tudo isso não era dele. A culpa era do Hotmail que não tinha suporte a IMAP, mas somente a POP. A diferença entre os dois é que o IMAP permite que você veja o e-mail que chegar no seu cliente de e-mail (no meu caso o Thunderbird) na mesma hora que ele chegar, sem você ter que esperar de 10 em 10 minutos ou ficar olhando manualmente. Depois do lançamento do Outlook, eles disseram que o Outlook não iria ter suporte a IMAP porque ele era ultrapassado, mas iria ter suporte a POP e a outro que é melhor que o IMAP. O problema é que esse outro aí não é suportado pelo Thunderbird. Dá para ver que o pessoal do Hotmail/Outlook não faz ideia das coisas. Se o IMAP é ultrapassado, o POP que eles manteram no novo serviço de e-mail é o que então? E o que adianta ter um sistema melhor que o IMAP se um dos principais clientes de e-mail não tem suporte a ele?

Outra coisa legal no IMAP é que se você receber um e-mail e por engano ele ir parar na pasta “Spam” você pode ver isso no seu cliente de e-mail e mover para a caixa de entrada e tudo fica sincronizado. No POP eu tinha que acessar o Hotmail, ver o e-mail do “Lixo eletrônico” e movê-lo para a caixa de entrada, para aí sim poder vê-lo no Thunderbird.

2º – Experiência anterior

Com um tempo mudei os e-mails dos meus blogs para o Gmail e gostei muito. Ficou muito bom pelos motivos acima, tudo ficou mais facilitado para mim.

3º – Eu uso o Google+

Eu uso o Google+, que na minha opinião é a melhor rede social que existe. Nele você escolhe quem seguir. Se não gostar das atualizações de alguém é só não seguir. Isso é um ponto positivo porque você só vê coisas que você quer ver, coisas que você gosta.

4º – Eu comecei a usar o Google Drive

Um dia eu estava pesquisando para que servia os documentos do Google Drive. Li e entendi. Depois pesquisei qual era o melhor: Google Drive ou SkyDrive. Pensei: “acho que um dia eu vou usar isso”. E esse dia chegou. Foi quando eu precisei fazer um trabalho muito grande em grupo e por isso cada pessoa teve que ficar e escrever uma parte do trabalho. Para não ficarmos enviando anexos um para o outro com as suas partes para o outro avaliar, editar e mandar de novo, o que geraria uma grande desorganização, eu tive uma ideia: usar o Google Drive. É uma ferramenta muito boa e simples. A cada edição que alguém ia fazendo tudo aquilo ficava disponível para todos (que eu tinha dado o link) e tudo era salvo automaticamente, então não tinha como perder nada.

O motivo de eu ter escolhido o Google Drive em vez do SkyDrive, é que mesmo os documentos do SkyDrive sendo uma versão online do Office, o Google Drive demora menos para carregar. Percebi que um documento do Word no SkyDrive demorava alguns segundos a mais para carregar em comparação com o documento de texto do Google Drive. Esses segundos viram muito tempo para quem tem internet mais lenta.

5º – Eu estava tendo problemas para enviar anexos

Certo dia enviei uns anexos para uma pessoa e ela me respondia dizendo que os anexos não chegavam, somente o e-mail em si. Achei que o problema fosse o e-mail dela que poderia estar cheio e por isso estava impedindo a entrada de anexo. Mas depois um problema parecido aconteceu na minha sala: duas pessoas tentaram colocar os slides de uma professora no e-mail da turma (que era do Outlook) e não conseguiram. Isso me fez ficar com medo de continuar usando o Hotmail/Outlook. Pensei então: “será que os anexos que eu enviei para meu colega não chegaram porque o Outlook não enviou?”. Podia ser que sim e podia ser que não. Os anexos desse e-mail não eram importantes, mas de repente eu poderia tá enviando um e-mail com anexos importantes e ninguém receber. Eu tinha que ter medo, tinha que desconfiar, porque já era o 2º caso de erro de envio de anexos na mesma época. Mesmo que isso fosse um erro temporário e eles corrigissem depois, naquele momento eu precisava continuar enviando anexos importantes (anexos de trabalhos era um deles) e não podia esperar uma correção do Outlook para isso.

Eu passei a usar um serviço do Google, o Google Drive que me foi muito útil (sem contar com os que eu já usava, como Google+, Blogger, Google Analytics). Eles também pesaram na minha decisão para migrar para o Gmail.

Eu dei um conjunto de motivos, mas os problemas de enviar anexos foi a gota d’água para eu mudar para o Gmail. Foi o motivo mais importante. Hoje eu estou com o Gmail e muito satisfeito. Já pensava em mudar antes, já que todo mundo dizia que era o melhor e-mail, mas precisava de motivos, motivos esses que eu não conseguia achar. Mas o tempo me deu os meus próprios motivos, que foram esses apresentados nesta postagem.

E você que mudou do Hotmail (Outlook) para o Gmail também pode compartilhar os seus motivos nos comentários.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.