terça-feira, 12 de novembro de 2013

Como criar uma conta Google?

Google - logo

Vou explicar aqui o passo a passo para criar uma conta Google. Mas antes, vamos ver o que é uma conta Google e para que serve.

O que é e para que serve uma conta Google?

Uma conta Google, significa ter um cadastro no Google. O cadastro é grátis. Ele serve para você ter acesso aos vários produtos (sites) do Google, como o Google+, Gmail, Google Drive, Agenda, YouTube, Blogger, entre outros. Cada um desses sites é um serviço, ou seja, cada um deles tem uma função diferente. E vale frisar que são todas grátis. Você pode perguntar: “mas para que eu vou precisar usar esses sites?”. Bem, essa pergunta eu não posso responder, só o tempo poderá lhe mostrar se você tem necessidade ou não de utilizar um desses serviços. Se sentir necessidade você encontrará um grande aliado que lhe facilitará muito nas suas atividades do dia a dia.

Como criar uma conta Google?

Para criar uma conta Google siga os procedimentos abaixo:

1º – Acesse a página inicial do Google –> https://www.google.com.br/

2º – Clique no botão “Fazer login”

Clique em Fazer login

3º – Abrirá uma nova página, que é a tela de fazer login. Abaixo da parte de colocar e-mail e senha você verá um link que diz “Criar uma conta”. Clique nela.

Clique em Criar uma conta

4º – Você será redirecionado para a página de cadastro. Caso você queira criar um e-mail Gmail, escolha o seu nome de usuário (e veja se está disponível) e depois continue preenchendo os próximos campos.

Caso não queira ter um e-mail Gmail e queira usar o seu e-mail de outro servidor, como o do Outlook, do Yahoo!, ou outro, na parte “Escolha seu nome de usuário”, clique no link abaixo do campo em branco, que diz “Prefiro usar meu endereço de e-mail atual”, como mostra a imagem abaixo:

Clique em Prefiro usar meu endereço de e-mail atual

Depois disso aparecerá outro campo onde você poderá colocar o seu e-mail de outro servidor, como o Outlook, Yahoo!, etc.

5º – Depois é só você preencher os outros campos.

6º – No fim da página, marque a caixa “Concordo com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Google” e clique em “Próxima etapa”.

Marque a caixa e clique em Próxima etapa

Caso você tenha escolhido a opção de usar o seu e-mail de outro servidor (Outlook, Yahoo!, etc.), você deverá abrir o seu e-mail e ver na sua Caixa de Entrada um e-mail da Google, como confirmação de que você está criando uma conta Google.

Observação: ao criar uma conta Google, você cria automaticamente um perfil do Google+, mas que poderá ser excluído, caso você não queira usá-lo. Para excluir clique aqui.

Os produtos do Google

Abaixo eu listei os principais produtos do Google com uma breve explicação sobre para que cada um serve:

Google+: o Google+ é a rede social do Google. Nele você pode seguir pessoas e páginas e ser seguidos por elas. Você pode compartilhar pensamentos, links, fotos, vídeos e tudo o que quiser. É como o Facebook, sendo que melhor. Para muitas pessoas o seu ponto negativo é que ele não é tão popular quanto o Facebook, e lá não estão os seus familiares e amigos. Mas se você não liga para isso, irá gostar com certeza, porque lá é uma rede social mais séria, tanto nas postagens que você recebe das pessoas que segue (e é justamente por escolher quem seguir, que ela se torna uma rede social melhor) quanto por você ter mais privacidade na hora de escolher com quem compartilhar a sua postagem ou as suas fotos.

Gmail: esse é o e-mail do Google. Para mim ele é o melhor servidor de e-mail de todos, atualmente. No começo eu usava o Hotmail, que depois passou a se chamar Outlook, mas ele começou a dá erro ao enviar e-mails com anexo. Eu não podia continuar com ele assim porque enviava muitos anexos. Quando fui pro Gmail me deparei com um e-mail incrível.

Google Drive: serve para você guardar os seus arquivos online. Ele lhe dá 15 GB grátis e se você quiser mais, pode comprar mais espaço através dos planos disponíveis. Com ele também é possível criar documentos online, o que para mim é algo extremamente útil, principalmente em trabalhos em grupo. Depois vou publicar uma postagem aqui falando um pouco mais sobre isso.

Agenda: também conhecido como Google Calendar, esse é o calendário do Google, onde você pode colocar lembretes, adicionar eventos e organizar tudo como se tivesse uma agenda de papel. Você pode sincronizá-lo também com a Agenda do seu celular, através dos aplicativos para Android e iOS.

YouTube: esse todo mundo conhece! O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e ele pertence ao Google. Para pesquisar e assistir aos vídeos você não precisa ter uma conta Google, mas para postar vídeos e se inscrever em Canais do YouTube (são como canais de televisão, sendo que são de vídeos de pessoas ou empresas que estão no YouTube) e passar a receber todos os vídeos daquele canal que você está inscrito (seguindo), é necessário ter conta Google.

Blogger: o Blogger é uma plataforma de blogs, ou seja, você pode criar o seu blog gratuito através do Blogger. Um blog é um local onde você pode escrever sobre um tema que você gosta. Isso aqui que você está lendo (o Fique Sabendo!) é um exemplo de blog.

Esses são apenas alguns dos produtos do Google, existem muitos outros, alguns mais avançados para o uso de pessoas comuns e de empresas.

Bem, é isso, espero ter ajudado!

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.