sexta-feira, 21 de março de 2014

Qual é a melhor rede social (nacional) de filmes?

Tem coisas que gostamos e queremos compartilhar na internet, mas que não caem bem nas nossas redes sociais, porque quando publicamos não vemos reação alguma dos nossos amigos e não ficamos muito confortável com isso, tendo a sensação até de estar sozinho ou de ser o único a gostar daquilo ou de ter aquela opinião. Na verdade, você não está sozinho. Só está compartilhando algo no local errado. E a mesma coisa é para quem gosta de filmes. Mesmo o Facebook tendo uma área chamada “Filmes”, onde podemos adicionar os filmes que assistimos e podemos dando notas, esse não é o seu maior foco, e a minoria das pessoas olha a sua área de filmes. No Facebook toda a concentração está nas postagens e nas fotos.

É por isso que existem redes sociais para você que gosta de filmes e cinema. Aqui vou fazer uma detalhada comparação entre as principais redes sociais nacionais de filmes, de acordo com a minha opinião e experiência que tive com cada um.

Filmow

Filmow - Página inicial

Essa é a rede social de filmes brasileira mais popular e mais usada. Lá você pode dizer quais filmes você quer ver, quais não quer ver, quais filmes já viu, pode dar notas a eles, comentar e ver os comentários dos outros usuários com suas notas. Você também pode colocar um filme como seu favorito. O sistema de lá é de amigos, como o Facebook: você envia um convite e espera a outra pessoa aceitar. Se você fizer um comentário sobre um filme poderá postá-lo automaticamente no seu Facebook e Twitter.

Pontos positivos:

  • Aparência bonita, moderna e agradável.
  • Os perfis são todos bem organizados.
  • Os usuários podem colaborar, cadastrando novos filmes e séries, que depois passam por uma avaliação e aprovação do Filmow.
  • Nos comentários é possível levá-los automaticamente para o Facebook e Twitter, apenas integrando as suas contas com o Filmow nas configurações.
  • Você pode ver a quantidade de pessoas que querem ver, que não querem ver e que já viram o filme.
  • É possível cadastrar notícias e resenhas de sites de fora para agregar mais conteúdo ao site.
  • Existe tem uma parte chamada “Assistindo agora” onde você pode colocar o filme que está assistindo naquele momento e depois do tempo da duração dele, ele é colocado automaticamente como um filme assistido.

Pontos negativos:

  • Como a maioria dos filmes são cadastrados pelos usuários, muitas vezes vemos a ficha técnica incompleta, faltando alguma informação.
  • Ainda como consequência do ponto anterior, a maioria dos filmes não tem muitas fotos (para quem é fã de um filme e quer ver suas fotos esse é um ponto negativo) e os trailers geralmente são somente em inglês, que são os primeiros que saem. Depois, se sair outros trailers (legendados e dublados), o usuário que cadastrou o filme termina não atualizando.
  • As notícias são poucas.

Veja um exemplo de uma página de filme no Filmow aqui!

AdoroCinema

AdoroCinema - Página inicial

Já percebeu que quando você vai pesquisar sobre algum filme no Google, um dos primeiros resultados que aparecem é do AdoroCinema? Bem, talvez o que você não sabia é que este não é apenas um site de filmes e sim uma rede social voltada para esse tema. Você pode se cadastrar e marcar os filmes que já viu, os que quer ver e os que não quer ver. Você também pode dar notas aos filmes já vistos, dizer que é fã e escrever uma crítica. Lá o sistema é de seguidores, o que quer dizer que você pode seguir quem quiser e ser seguido, algo parecido com o Twitter e Google+.

Pontos positivos:

  • Na página dos filmes as informações são muito completas. Nelas você pode ver a ficha técnica completa do filme, trailers, fotos (lá tem muitas fotos!);
  • Na página do filme é exibida três notas: a do AdoroCinema, a da Imprensa e a dos usuários da rede social. Isso é bem interessante porque você pode comparar as opiniões de cada um.
  • O pessoal do AdoroCinema faz uma crítica para cada filme e dá uma nota para ele. Na página do filme você pode ver a crítica do site.
  • Você viu a nota da imprensa, mas quer saber quem realmente avaliou. Rolando a página um pouco mais para baixo é possível ver quais sites da imprensa fizeram as suas críticas a aquele filme, com o link de cada um e a nota que cada um deu. A nota da imprensa é a média de todas as críticas dos veículos de informação.
  • Além disso você também pode ver as críticas dos usuários, que também fica numa área da página do filme.
  • O AdoroCinema deixa a página do filme ainda mais completa, colocando curiosidades sobre o filme, o que é bem interessante para quem é fã de algum filme.
  • Outra funcionalidade interessante do AdoroCinema é que lá você pode adicionar os seus cinemas e ver a programação deles (quais filmes estão em cartaz, em que dia e horário) sem precisar sair do site!
  • Ele apresenta duas listas que ficam na barra lateral: o “Melhores filmes em cartaz” (baseado nos votos dos usuários) e o “Mais esperados” (baseado na quantidade de “Vou ver este filme” dos usuários).
  • E para completar, o site é bem atualizado com notícias do mundo do cinema!

Pontos negativos:

  • A aparência do AdoroCinema não é das melhores. Ela é bem robusta e pouco intuitiva.
  • A quantidade de anúncios presentes no site deixa a aparência ainda pior e atrapalha muito a navegação.
  • Não é possível mandar as suas críticas para seu Facebook ou Twitter automaticamente.

Veja um exemplo de uma página de filme no AdoroCinema aqui!

CineDica

CineDica - Página inicial

O propósito do CineDica é um pouco diferente das outras duas redes sociais apresentadas acima. A principal proposta da rede social é dar dicas de filmes aos usuários, de acordo com seus filmes já registrados. Por isso para que ele possa te fazer uma indicação de filme é necessário que você adicione a maior quantidade possível de filmes ao seu perfil e vote neles.

Pontos positivos:

  • Aparência bonita.
  • Sistema de dicas, que pode ser interessante para muita gente.
  • Ele trabalha com sistema de pontos, ou seja, toda vez que você adiciona um filme ao seu perfil e fazer uma avaliação dele, você ganhará pontos. Isso serve para estimular o usuário a sempre utilizar a rede social.

Pontos negativos:

  • Apesar da aparência bonita, o site é bem difícil de mexer no começo.
  • Quando a pessoa se cadastra não pode usar tudo o que a rede oferece. Você só pode desbloquear algumas funções, como comentar sobre um filme, por exemplo, depois que já tiver certa quantidade de pontos. Isso serve para várias outras funcionalidades. O principal objetivo disso é fazer com que o usuário seja mais frequente nele para que possa ter as funções desbloqueadas. O ruim disso é que se a pessoa quiser fazer um comentário logo, ou se quiser fazer qualquer outra coisa que esteja bloqueada não poderá até conseguir atingir aquela quantidade de pontos.
  • Esses pontos também pode até criar uma competição entre os usuários, o que não é legal, já que o principal objetivo de uma rede social de filmes é basicamente você dizer quais filmes já assistiu, quais quer assistir e qual a sua opinião sobre ele.
  • Não é possível dar nota aos filmes por meio de estrelas.

Veja um exemplo de uma página de filme no CineDica aqui!

Não vejo o CineDica como uma rede social propriamente dita. Não gosto dela. É difícil de mexer e não dá liberdade ao usuário. Por causa disso já perde automaticamente nesta comparação.

O Melhor:

O Filmow é o melhor. Tem uma aparência muito bonita, e a rede social em si é muito bem organizada e intuitiva, o que faz dá sempre vontade de continuar usando e colocando mais filmes lá.

Apesar do AdoroCinema ser riquíssimo em conteúdo, a sua aparência termina acabando com o site todo. Ainda tentei usar o AdoroCinema por algum tempo e apesar de ter tido uma experiência muito boa com ela, por causa de todo o seu conteúdo e funcionalidades, terminei saindo. Além da aparência, o site é lento e quando você fica lá durante certo tempo sente vontade de sair de lá na mesma hora, coisa que não acontece quando eu acesso o Filmow.

Sem contar que o Filmow é mais usado do que o AdoroCinema. As pessoas conhecem o AdoroCinema apenas como um site de filmes e cinema, mas não como uma rede social. Como rede social em si, o mais usado é o Filmow.

Se você gostou das partes das Curiosidades e das fotos e trailers que o AdoroCinema oferece, não tem problema porque você não é obrigado a se cadastrar lá para ver o conteúdo. Ou seja, se você não se cadastrar no AdoroCinema poderá ver todas as páginas de filmes, com fotos, trailers, curiosidades, notas, críticas e notícias, mas só não poderá dar uma nota e escrever uma crítica.

A solução então, para usar uma boa rede social e ficar informado sobre cinema (se você gostar de ler sobre isso, é claro) é se cadastrar no Filmow e usá-la com rede social de filmes e acompanhar um site de notícias de cinema. E assim você será feliz porque se sentirá a vontade para compartilhar o que pensa sobre os filmes!

E você, qual rede social usa e por quê? Deixe a sua opinião nos comentários!

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.