sábado, 31 de maio de 2014

Qual é a melhor rede social (internacional) de filmes?

Já falamos aqui sobre qual a melhor rede social nacional de filmes, da qual o Filmow saiu como o escolhido. Agora vamos falar daquelas redes sociais de filmes que não são brasileiras e sim desenvolvidas em outros países. Esta comparação não será tão detalhada como a outra, porque aqui se encontram mais sites e o texto ficaria muito grande se eu falasse detalhadamente de um por um, e também porque os sites que eu não gostei apresentam praticamente o mesmo motivo. Vamos ver:

Flixter

Flixter - Página Inicial

Essa é uma das redes sociais de filmes mais conhecidas da internet. Quem não tem um registro, ao acessar o site irá ver uma grande foto de um filme, o que deixa a pessoa bem curiosa para fazer o cadastro na rede social e ver se ela é tão bonita quanto sua página inicial. Mas aí é que vem a decepção. O Flixter não é tão bonito como a sua página inicial. É organizado, mas não intuitivo e tem poucas informações nas páginas dos filmes. Além disso, o Flixter dá muita ênfase às opiniões do Rotten Tomatoes, que é um site de especialistas em filmes que escrevem as suas críticas por lá e que pertence ao mesmo grupo do Flixter (e se eu não me engano só esses críticos é que podem escrever suas opiniões neste site), não dando ênfase ao que o usuário pode fazer. Não gostei do Flixter, muito ruim.

Veja um exemplo de uma página de filme no Flixter aqui!

IMDb

IMDb - Página inicial

O IMDb não é bem uma rede social. Ele é mais um site onde você pode pegar todas as informações sobre um filme, incluindo fotos e trailers. Funciona como um banco de dados de filme. É o site do gênero mais conhecido e mais completo da internet. Apesar das pessoas poderem dar notas ao filme e fazer comentários dando as suas opiniões, o IMDb é mais usado como fonte de informação do que como rede social, tanto que a sua aparência dá aquela sensação de antiga. Desde que foi criada, pouca coisa mudou. IMDb dá mais prioridade à informação. É como uma Wikipédia só para filmes.

Veja um exemplo de uma página de filme no IMDb aqui!

TMDb

TMDb - Página inicial

O TMDb também funciona como um banco de dados de filmes, assim como o IMDb. Ele não é tão completo como o IMDb, mas também é bem conhecido e usado. Assim como o IMDb é pouco usado como rede social e serve mais para pegar informações sobre filmes.

Veja um exemplo de uma página de filme no TMDb aqui!

Letterboxd

Letterboxd - Página inicial

Esse é o meu preferido. O Letterboxd é uma rede social linda. Apesar de ter o fundo preto (o que na maioria das vezes da agonia na vista), ela consegue ter uma aparência muito bonita, agradável e intuitiva. Suas informações sobre os filmes são baseadas nas informações do TMDb, o que quer dizer que se você ver alguma coisa errada ou se quiser acrescentar algo terá que criar uma conta no TMDb e modificar por lá.

O Letterboxd vem da Nova Zelândia e vem fazendo sucesso e conquistando cada vez mais usuários, inclusive brasileiros. Além de bonito, lá também é bem organizado. Você pode seguir outros usuários e ser seguido por eles.

Você também pode criar listas, marcar um filme como favorito, fazer comentário sobre ele, dá sua nota, dizer que quer assistir (watchlist) e marcar como visto. A interação com outros usuários acontece e é muito legal.

O ponto negativo do Letterboxd é que ele não tem aplicativo para Android e iOS, mas a sua versão mobile funciona muito bem e se ajusta bem ao tamanho da tela. Para mim essa é a melhor rede social estrangeira de filmes. Uso e recomendo.

Para aprender a usá-lo clique aqui e leia o artigo.

Veja um exemplo de uma página de filme no Letterboxd aqui!

Trakt

Trakt - Página inicial

Trakt é outra rede social bem legal e também tem a sua aparência bem bonita. O que o Trakt tem que o Letterboxd não tem é suporte a séries. Também tem suporte a programas de TV, mas só os dos Estados Unidos. Já falamos sobre ele aqui no texto sobre qual a melhor rede social de séries.

Uma coisa que eu gostei no Trakt é que ele permite fazer check in. Para quem não sabe, check in é você dizer para todos que está fazendo algo. Então, no caso do Trakt você pode fazer um check in sobre o que assistindo naquele momento e esse check in pode também ser publicado no seu Facebook e Twitter, bastando você configurar isso.

O ponto negativo é que ele é meio complicado de usar, e não estou falando isso porque ele é em inglês, até porque o Letterboxd também é, mas no caso do Letterboxd, ele é tão simples que você consegue aprender a usar rapidamente.

Apesar de ter recomendado o seu uso como rede social de séries, não recomendo usar como rede social de filmes. O motivo é simples: ele tem poucos usuários. É diferente você estar numa rede social de séries com poucos usuários e numa rede social de filmes com poucos usuários. O objetivo da rede social de séries é basicamente marcar os episódios que você já assistiu e poder dá notas a eles, enquanto o de uma rede social de filmes é mais que marcar um filme como visto e dá nota para ele; você pode dá sua opinião e isso fica bem mais legal quando existe uma interação com outros usuários.

Outra coisa é que em relação a filmes o Trakt não oferece a mesma experiência que o Letterboxd proporciona.

Veja um exemplo de uma página de filme no Trakt aqui!

TVTag

tvtag - Página inicial

O TVTag, antigamente conhecido como GetGlue, não é uma rede social de filmes. É uma rede social de fazer checkins sobre o que você está assistindo neste momento. Ele é como o Foursquare, mas ao invés de dizer onde você está neste momento, você diz o que está assistindo. Pode ser um filme, uma série ou um programa de TV. Ah, os programas de TV brasileiros estão cadastrados lá também! Você ainda pode escolher se quer postar os seus checkins no seu Facebook, Twitter e Tumblr. Para quem gosta de fazer checkins essa é uma ótima rede social. É em inglês, mas é bem simples, você aprende rapidinho a mexer. Na verdade quase não tem o que aprender. Você abre a sua conta, faz o primeiro check in e já está usando!

O melhor:

Como já falei anteriormente, o que eu mais gostei foi o Letterboxd. É realmente a melhor rede social internacional de filmes. A nacional é o Filmow, que eu continuo usando também.

E você, qual rede social de filmes usa? Compartilhe a sua opinião e experiência nos comentários!

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.