sábado, 24 de maio de 2014

Resenha: 12 Anos de Escravidão (livro)

12 Anos de Escravidão - livroTítulo Original: 12 Years a Slave

Título Nacional: 12 Anos de Escravidão

Autor: Solomon Northup

Editora: Seoman

Número de páginas: 232

Ano: 2014









O livro que deu origem ao filme de mesmo nome conta uma história real, de um homem negro nos Estados Unidos que foi sequestrado e vendido como escravo, e passou 12 anos de escravidão guardando o segredo de que era um homem livre, até conseguir sua liberdade.

12 anos de escravidão foi escrito por outra pessoa, mas teve sua narração contada pelo próprio Solomon Northup, que narra detalhadamente como foi os seus anos de escravidão e como ela é. Nele é contado o sofrimento dos negros, que eram tratados como animais com um pouco mais de inteligência e mais valor, e que não tinham direito a nada. E que muitas vezes tinham que tomar chicotadas sem motivo algum.

A história, apesar de boa, chega a ser em alguns momentos descritiva demais, o que deixa a narrativa chata. Exemplo disso é quando o autor descreve todo o processo do preparo da terra até colheita do algodão e da cana. A descrição dos locais também chega a ser chata, mas na época que ele escreveu esse livro, talvez esses detalhes fossem importantes para que as pessoas soubessem a localização exata de onde ele esteve.

Em comparação aos livros atuais existem diferenças na forma da narrativa e das palavras usadas. Como esse é um livro de 1853 é natural que existam essas diferenças. Então, se você for ler este livro poderá ter um “choque” no início, mas não se espante, porque apesar dessas diferenças dá para entender tudo perfeitamente.

12 Anos de Escravidão é um ótimo livro, que conta uma linda – e também assustadora e surpreendente – história de um homem que mesmo depois de sequestrado e passado tanto tempo na escravidão injustamente, nunca desistiu de seu sonho de conquistar de volta a sua liberdade. Uma lição para todos nós em nossas vidas, que às vezes queremos jogar tudo pra cima só por causa de um problema, mas que nem se compara ao que Solomon Northup passou.

Nota:

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.