sábado, 23 de agosto de 2014

Porque mudei do Evernote para o OneNote

Evernote ou OneNote

Já faz alguns anos que eu uso o Evernote como programa de notas, onde eu fazia e guardava anotações de várias coisas. Ele é um bom programa, e inclusive já o recomendei aqui no Fique Sabendo!, mas com o passar do tempo percebi que ele não estava tão organizado quanto antes. Na verdade, o número das minhas notas aumentou, e eu criei mais cadernos para ver se ele ficava mais bem organizado, mas mesmo assim eu ainda tinha uma sensação de desorganização. Não estava bom. O Evernote me serviu muito bem quando eu tinha poucas notas, mas depois que o fluxo foi aumentando ele parecia não suportar tudo muito bem, e mesmo com vários cadernos criados ainda parecia desorganizado.

Foi quando percebi que estava na hora de deixar o Evernote e procurar por outro programa de notas mais organizado para atender às minhas novas necessidades.

Os outros programas que eu achei tinham a mesma organização do Evernote (de cadernos e tags, apenas) ou eram ainda mais simples, com somente notas. Foi quando me lembrei do OneNote.

Depois pesquisando mais sobre ele soube de uma boa notícia: a Microsoft agora disponibilizava o OneNote gratuitamente, mesmo ele sendo do Office. Isso quer dizer que você pode ter o Office ou não no seu computador e independente da versão, você conseguirá baixar e instalar o OneNote no seu computador e usá-lo gratuitamente.

Instalei e testei o OneNote e ele é realmente incrível. A sua organização é exatamente o que eu estava precisando: ele é dividido em cadernos, e nesses cadernos tem seções e nas seções páginas. São três divisórias, ao contrário do Evernote que só tem uma divisória que era o caderno. O Evernote também tem a tag, mas isso não pode ser considerado uma divisória, porque ela só serve para pesquisa de notas pelo próprio usuário.

O OneNote funciona como uma agenda física ou como um caderno com divisórias, como você pode ver na imagem abaixo:

Divisórias do OneNote

Perfeito e simples não é mesmo? E a sua aparência é bonita e organizada, assim como os outros programas do Office.

Além de tudo isso você também pode sincroniza-lo com a internet e pode instalá-lo nos seus dispositivos móveis, assim como o Evernote. Na internet você pode usa-lo acessando o OneDrive. No seu Android/iOS você pode baixar o aplicativo grátis que também sincroniza tudo o que você faz.

Então toda a facilidade multi-plataforma que o Evernote lhe oferece você também pode ter com OneNote, com a diferença de que o OneNote é muito melhor e mais completo pra você que quer organizar suas anotações e ideias.

Por isso a partir de agora recomendo o OneNote como programa de notas. Mas talvez você não precise de tanta organização assim e só queira mesmo um programa para anotações rápidas. Nesse caso o Evernote é melhor para você. Mas se você gosta de organização e quer tudo em ordem e bem bonitinho o OneNote será perfeito para você.

Atualização 07/05/2015: O nosso leitor Rafael fez um comentário falando das suas experiências com com o OneNote, dizendo que existem alguns pontos negativos no programa. Aconselho que leiam, para que cada um de vocês veja se vale a pena ou não migrar do Evernote para o OneNote. Abaixo está a reprodução do comentário dele:

Você poderia também postar os contras. Não achei a versão 64 bits no site (tive que ir no exe no Office para pegá-la). O app para Android é bem complicado na sincronização: demora uma eternidade. Pra pc, a formatação de imagens é limitada. Se você quer, por exemplo, colocar uma img ao lado de um texto, não pode. Um fica numa linha, outro fica na outra. A tabela parece um diferencial, já que o Evernote é estabanado com isso. Poderia ser melhor ao inserir tabelas do Excel, mas elas ficam estáticas na nota (é preciso abrir o programa de planilhas para editar, em vez de fazê-lo no próprio Onenote).

A forma de organização é boa, mas se for só isso, fico pensando se vale a pena mesmo migrar para o software da Microsoft.

(…)

Seu comentário me fez ficar mais seguro em continuar com o Evernote. Mas não deixo de ficar frustrado com as limitações do OneNote. Penso que ele ainda precisa amadurecer muito.

Agora balanceie os pontos positivos e negativos de cada um e veja qual se adequa melhor às suas necessidades.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.