segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resenha: 12 Anos de Escravidão (filme)

12 Anos de EscravidãoTítulo Original: 12 Years a Slave 

Título Nacional: 12 Anos de Escravidão

Direção:  Steve McQueen

Gênero: Drama e biografia

Duração: 2h13min

Distribuidora:  Disney/Buena Vista

Estreia: 21 de fevereiro de 2014








12 Anos de Escravidão é um filme muito elogiado pela imprensa, pelos críticos de cinema e pelo público em geral. Até a data de publicação deste artigo as médias são as seguintes: 4.3 no Filmow, 4 no Letterboxd e 8.2 no IMDb. Notas altas, elogios, prêmio no Oscar. Fiquei com muita vontade de ver este filme. Então primeiro, resolvi ler o livro (a resenha do livro você pode ler aqui) e confesso que depois que li o livro as minhas expectativas para assistir ao filme abaixaram, mas mesmo assim assisti porque os elogios ao filme continuavam.

Mesmo a minha vontade de assistir ao filme ter abaixado, o filme ficou bem abaixo das minhas expectativas. Não vi nada demais neste filme que mereça tantos elogios e até mesmo o Oscar de melhor filme. As únicas coisas boas que vi em 12 Anos de Escravidão foi a sua fotografia, que é muito bonita, as atuações que são boas, e também as roupas usadas, que estão em conformidade com a época em que a história se passa (e se você acha que a roupagem é besteira, assista Noé e se surpreenda com os erros de suas roupagens e tecnologia). Mas o resto é tudo fraco.

12 Anos de Escravidão é um filme que tem uma qualidade de imagem ótima, e que tinha potencial para dá certo, mas não foi feito da forma correta. Ele é chato de se acompanhar, entediante. Um filme muito longo para mostrar cenas paradas. Aliás, as cenas são muito longas para mostrar uma coisa só. Parece que não tem movimento. O filme não tem emoção e não passa emoção a quem está assistindo. Talvez tudo isso tenha sido feito propositalmente para que o filme retrate a realidade da forma mais próxima possível, assim como é a narrativa do livro, não tendo necessariamente o objetivo de passar emoção ao espectador.

Mesmo assim isso não me convenceu. Filme ruim, chato. Nem para uma sala de aula dá para colocar, senão os alunos irão dormir ao invés de assistir ao filme.

Nota:

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.