sábado, 30 de agosto de 2014

Resenha: Ender’s Game – O Jogo do Exterminador

Ender's Game - O Jogo do ExterminadorTítulo Original: Ender’s Game

Título Nacional: Ender’s Game: O Jogo do Exterminador

Direção: Gavin Hood

Gênero: Ação, aventura e ficção científica

Duração: 1h54min

Distribuidora: Paris Filmes

Estreia: 20 de dezembro de 2013




Frases de destaque: “No momento em que eu realmente entender meu inimigo, entendê-lo bem o suficiente para derrotá-lo, então, neste momento, eu também o amo”.

“Se tiver sucesso... você será lembrado como um herói”.
Ender’s Game – O Jogo do Exterminador conta a história de um menino que foi escolhido para ser o líder de um grupo de combate aos alienígenas, que aparentemente representavam uma ameaça à vida na Terra. Ender era inteligente e soube ser um ótimo líder, mas ele, ao contrário dos outros líderes tinha sentimentos e não se sentia bem quando brigava e fazia mal a alguém.

O filme é de ficção científica, ação e aventura, porém as cenas de ação são poucas. Por não se tratar de um herói, a história pode parecer entediante em alguns momentos, mas ela está cheia de aventura. A fotografia é boa e a atuação de Asa Butterfield é excelente, como sempre. Essas coisas com certeza contribuem para a boa avaliação do filme. Todos os equipamentos de alta tecnologia também são bem interessantes, todos foram muito bem feitos.

O filme também fala de liderança e por isso acho importante discutir isso aqui. Em alguns momentos Ender estava em dúvida se conseguiria. Ele perguntava para si próprio o que ele deveria fazer, como ele deveria agir. No decorrer do filme, quando Ender assume um cargo de liderança já são mostradas essas características.

Dá para tirar grandes lições sobre liderança (ótimo para líderes e para quem quer ser). Este filme mostra que o líder precisa ser justo, saber ouvir os outros e receber suas sugestões, tratar todos igualmente, defender a sua equipe se houver algum problema e sempre buscar o melhor para ela. Você verá também que o grupo reage melhor com um bom líder no comando e que isso faz toda a diferença numa organização, e que um bom líder trará motivação aos liderados, fazendo eles terem mais vontade de executar as tarefas.

Mostra também que para toda a ação de alguém existe um motivo e você tem que saber entender. É o caso dos alienígenas. Eles invadiram a Terra em busca de água e de uma moradia, mas ninguém entendeu isso. Mesmo depois dos terráqueos terem vencido a guerra contra os alienígenas e de terem os colocados de volta ao seu planeta e com controle para que eles não voltassem mais pra cá, ainda assim acharam tudo isso pouco e queriam exterminar de vez a sua espécie, porque a sua simples existência já era um risco, como disse um dos personagens em uma parte do filme. Mas Ender queria entender o motivo deles terem invadido a Terra e queria saber por que era tão necessário colocar um fim neles, já que agora eles eram prisioneiros em seu próprio planeta.

Ender correu atrás disso e descobriu o motivo. Descobrir e entender os motivos das ações e comportamentos de outras pessoas também é uma característica do verdadeiro líder. Depois de descobrir e entender os motivos da outra pessoa, o líder pode trabalhar nela ou para que a outra pessoa mude e melhore ou para que o líder consiga o que quer, dependendo do caso.

Por isso Ender diz que quando conhece bem o inimigo passa a ama-los, porque passa a entender os seus motivos.

Nota:

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.