terça-feira, 2 de setembro de 2014

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo? O que é voto em legenda?

Urna eletrônica
Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?
Muitas vezes as pessoas confundem voto em branco com voto nulo, e até acham que é a mesma coisa. Mas na verdade não é.
A diferença entre eles, segundo o Glossário Eleitoral do TSE, é que o voto em branco representa o conformismo do eleitor, ou seja, quando o eleitor não tem preferência por nenhum dos candidatos e acha que qualquer um que ganhar está bom. Já o voto nulo é o contrário: ele representa um protesto do eleitor, por achar que nenhum candidato é bom, por não gostar e não concordar com nenhum deles.
Para votar em branco, basta apertar o botão “Branco” e logo após “Confirma”.
O voto nulo é quando você digita um número não existente de candidato e partido, como “00”, por exemplo, e depois aperta em “Confirma”.
Nem o voto branco e nem o voto nulo são contabilizados, o que quer dizer que ao contrário do que muita gente pensa, ao se votar em branco ou nulo, o voto não vai para o partido ou o candidato que está ganhando. Os votos brancos e nulos ficam como inexistentes, e são contados apenas para fins de estatísticas (para serem divulgadas quantas pessoas votaram em branco ou nulo).
O que muda é o conceito, mas no fim, o importante é saber que o seu voto não irá para nenhum partido e nenhum candidato, será considerado inexistente e só será usado para estatísticas.
O que é voto em legenda?
O voto em legenda é quando você não tem um candidato específico para votar, mas gostaria que qualquer um de determinado partido fosse eleito, simplesmente porque concorda com as diretrizes desse partido. Para votar em legenda, basta digitar apenas os dois primeiros números, que é o número do partido que você está apoiando. Os votos em legenda são somados aos votos nominais, que são aqueles que foram dados especificamente para algum candidato. Quanto mais votos um partido tiver, mais vagas ele poderá ocupar (isso se chama sistema proporcional). O voto em legenda é permitido para deputados estaduais e federais e para vereadores. Para prefeitos, governadores e presidentes não é possível votar em legenda, já que os seus números são apenas o número do partido.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.