sábado, 8 de novembro de 2014

Resenha: A Culpa é das Estrelas (filme)

A Culpa é das EstrelasTítulo Original: The Fault In Our Stars

Título Nacional: A Culpa é das Estrelas

Direção: Josh Boone

Gênero: Drama e romance

Duração: 2h05min

Distribuidora: Fox Filmes

Estreia: 05 de junho de 2014

 

 

 

 

 

Por ser um filme baseado num livro, a crítica que vou fazer ao filme é basicamente a mesma que fiz ao livro, a começar dizendo que A Culpa é das Estrelas não apresenta uma história original. O filme Uma Prova de Amor conta uma história parecidíssima com a de A Culpa é das Estrelas. Só que ninguém percebeu, os fãs não perceberam. A Culpa é das Estrelas caiu nas graças do público adolescente que acharam a história copiada de John Green um máximo. No quadro cinza abaixo vou dizer as semelhanças entre os dois filmes. Está cheia de spoilers, é claro, por isso se você ainda não assistiu ao filme e não quer saber o que acontece, recomendo que pule essa parte.

Semelhanças de Uma Prova de Amor e A Culpa é das Estrelas

1. A personagem principal é uma menina que tem câncer já há alguns anos.

2. Ela tem uma recaída na doença em alguma parte do filme e é socorrida e hospitalizada.

3. Ela conhece um rapaz que também tem câncer, e eles se apaixonam.

4. Então eles têm uma relação sexual.

5. Pouco depois disso o rapaz morre.

Isso não é coincidência. Claro que o enredo dos dois filmes tem muitas diferenças e particularidades, mas as semelhanças são imperdoáveis, porque Uma Prova de Amor é um filme de 2004, e A Culpa é das Estrelas é um filme de 2014 baseado num livro de 2012 e que fez muito sucesso, um sucesso imerecido porque tá na cara que a história tem várias características descaradamente copiadas. Só o fato da cópia em si já faz a minha avaliação do filme cair.

Agora vamos para outras partes do filme: a atuação dos atores principais é boa. A fotografia também é boa nas cenas que eles estão em Amsterdã. Uma coisa que gostei do filme é que ele tirou as partes menos importantes e mais sem graça que o livro tinha e só deixou o que realmente importa. Algumas coisas receberam adaptações e outras ficaram iguais ao livro. De forma geral é um filme fiel ao livro na sua maior parte.

Uma adaptação que eu gostei é na personalidade de Hazel. Ela é bem humorada e sorridente, coisa que eu não senti e nem consegui imaginar lendo o livro. No livro apenas Agustus é assim. No filme os dois sendo assim dá uma impressão de que mesmo com a doença os dois são felizes.

De forma geral ele não é um filme espetacular. É “bonzinho”, não mais que isso.

Nota:

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.