sábado, 13 de dezembro de 2014

O que é e para que serve o Tumblr?

Tumblr - logo

O que é e para que serve um Tumblr? Se você tem essa dúvida, está no local certo. Vou explicar aqui de forma bem simples, de acordo com minha opinião.

Tumblr é um mini blog. Mini blog? E o que é isso? Calma, vou explicar. Mini blog é o que está entre blog e microblog. Um blog é uma página como esta que você está vendo e lendo esse texto. O Twitter é considerado um microblog porque a única função de lá é fazer pequenas postagens (tweets) de até 140 caracteres. Em termo de liberdade, flexibilidade e complexidade dos três, o nível fica assim:

1º - Blog – Blogger e Wordpress

2º - Miniblog – Tumblr

3º - Microblog – Twitter

Todos eles são redes sociais, é claro. A diferença entre um blog e um Twitter é bem grande, por isso nem vou discutir isso aqui. Mas e a diferença de um blog e um Tumblr? Como devo saber qual dos dois eu devo ter? Vou explicar isso de acordo com a minha própria experiência.

Eu sempre tive vontade de ter um blog de opinião, mas nunca consegui por diversos motivos. Primeiro, porque ninguém quer ler um blog de opinião (a não ser que você seja conhecido ou famoso) e no Blogger e Wordpress você termina gastando muito tempo organizando ele, e no fim não tem resultado nenhum. Um blog é uma coisa mais séria, mais bem elaborada. Você tem que pensar no template, nos comentários, redes sociais, divulgação e tá sempre preocupado com as estatísticas. E claro que é frustrante você colocar a sua opinião lá e ninguém ou quase ninguém ler.

Já vi muita gente na internet (principalmente meninas) que têm blogs pessoais, onde colocam lá o que quiser, escrevem bem à vontade, como se estivessem conversando com outra pessoa, contam histórias da sua vida, postam fotos, e eles são blogs conhecidos, bem visitados, que conseguiram conquistar o seu público. Mas, no meu caso em particular eu não queria chegar a fazer tudo isso, seria mais opiniões mesmo.

E depois de muito tempo tive a ideia de criar um Tumblr para ver como era, e gostei. O Tumblr é um verdadeiro intermediário entre um blog e uma rede social como o Twitter. É como se fosse uma mistura dos dois, e que deu muito certo porque tem as principais características de um blog e do Twitter.

É assim: externamente, um Tumblr parece um blog. Ele tem uma aparência (template) que você pode mudar, tem um endereço eletrônico e tem espaço para comentários (inclusive você pode instalar o Disqus lá). Internamente ele parece apenas como uma rede social comum, onde você tem espaço para fazer as suas postagens e ver as postagens das pessoas que você segue. Você pode seguir outros blogs e ser seguidos por eles.

Tumblr - página inicial

Página inicial do Tumblr. Como você pode ver, parece uma rede social, onde você ver as postagens dos blogs que segue.
No Tumblr é possível escolher que tipo de postagem quer fazer: Texto, Foto (imagem com legenda), Citação, Link, Chat, Áudio ou Vídeo.

Foi justamente por causa dessas características que gostei do Tumblr. Lá me sinto mais a vontade do que me sentiria num blog do Blogger. Lá você não precisa se preocupar muito com o template, não precisa se preocupar com redes sociais e divulgação de suas postagens, não precisa se preocupar com visitas. Pelo menos comigo funcionou assim.

Então é só chegar lá, onde vejo uma rede social, escrever o que eu quero, e pronto. Estou até me soltando um pouco mais e deixando as opiniões formais para falar mais de coisas da vida e do dia a dia, como num blog pessoal. O meu objetivo não é ter as minhas opiniões lidas, mas apenas escrevê-las, como uma forma de esvaziar a minha mente e de ter a impressão de que estou falando do assunto (e funciona!). O Tumblr conseguiu satisfazer essa minha vontade.

Mas se você quiser ter muitos seguidores no Tumblr com um blog mais pessoal, talvez lá não seja o local certo para você, porque pelo que eu percebi, o Tumblr é bem pouco usado e por brasileiros menos ainda. Se você quiser se tornar conhecido, se quiser ser lido, o melhor para você é mesmo ter um blog no Blogger ou Wordpress. Mas tenha paciência, porque talvez demore para você conseguir resultados com o seu blog, a não ser, como eu já disse, que você seja bem conhecido e popular nas suas redes sociais.

E caso você queira ter um blog não pessoal, mas sobre um assunto específico, bem, aí o Tumblr não é uma opção. O ideal para você nesse caso é ter um blog no Blogger ou Wordpress.

Espero ter tirado a sua dúvida e lhe ajudado!

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.