sábado, 24 de janeiro de 2015

Saiba como visualizar versões antigas de um site

Você já teve a curiosidade de saber como era seu site há alguns anos atrás, seu layout, suas postagens, seus comentários e todo o seu conteúdo? O site Wayback Machine (ou ''máquina do tempo'') é um gigantesco banco de arquivos digital criado pelo americano Brewster Kahle, que arquiva mais de 150 bilhões de páginas da Web, desde 1996. Neste site, é possível visualizar como eram as versões mais antigas de todos os sites da internet, trata-se de uma vasta gama de informações que abrange todas as páginas de qualquer site.


Neste tutorial, ensinarei como pesquisar por versões antigas de alguns sites da internet, utilizando o Wayback Machine. Então, vamos lá!

1º passo: Acesse a Home Page do site Wayback Machine: http://web.archive.org/web;

2º passo: Coloque no campo de pesquisa, o endereço do site que queira pesquisar, em seguida, clique em ''BROWSE HISTORY'';




3º passo: Ao colocar o endereço de seu site escolhido, você será direcionado para uma página de arquivos em data, em que serão mostradas as principais informações de versões anteriores do site que você pesquisou. Prosseguindo, clique na primeira data selecionada na cor vermelha;




4º passo: Visualize a versão mais antiga do site que você pesquisou;




Como exemplo, utilizei o site da Microsoft. Na imagem acima, poderão ver uma das versões mais antigas do site, no ano de 1996. Lembrando que, poderá pesquisar qualquer site.


Seguindo todos os passos deste tutorial, você pesquisará como eram antigamente, o layout dos sites que você costuma visitar. Desfrute ao máximo desta incrível ferramenta!

Bruno Bezerra

Bruno Bezerra é blogueiro e estudante. Mantém como foco principal a plataforma Blogger, no qual começou a realizar seus projetos. Gosta de mexer com HTML e CSS.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.