sábado, 31 de janeiro de 2015

Como saber se meu computador tem malware?

Malware

Malware é uma praga que o seu computador pode pegar. Ele é pior do que o vírus, porque o vírus se hospeda num arquivo ou programa, enquanto o malware não. O malware funciona como espião do seu computador, podendo até copiar as suas senhas do computador e dos sites que você acessa na internet. Existe outro tipo de malware que funciona com inteligência artificial, que é aquele que manda e-mail para todos os seus contatos com um arquivo, que é um vírus.

Um antivírus não consegue achar um malware, por isso o seu computador pode estar infectado sem que você saiba. Para saber se o seu computador tem ou não malware é simples:

1º - Aperte as teclas do seu teclado Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas do Windows.

2º - Clique na aba “Desempenho”.

Clique na aba Desempenho

3º - Observe os gráficos, principalmente o gráfico “Uso de CPU”, que mostra o quanto a parte física do seu computador está sendo usada.

Uso de CPU

Se ela estiver como na imagem acima, chegando aos 100%, é bem provável que o seu computador esteja com malware. Esse gráfico nunca deve passar dos 80%, por mais que você esteja com muitos programas abertos. Se ele chegar e passar disso é porque existem aplicações ocultas que estão ocupando todo esse espaço do CPU, e consequentemente, prejudicando o desempenho do seu computador, deixando ele lento e travando.

Observação: esse não é um método para você saber se o seu computador tem ou não malware, é apenas uma dica que pode ou não funcionar. Não é certo. A forma certa mesmo é fazendo um escaneamento com um antimalware, como será falado mais acima.

Caso a imagem esteja oscilando entre 7% e 40%, ele está ótimo e provavelmente não tem malware.

Meu computador tem malware, o que fazer?

Se o seu gráfico do uso de CPU está acima dos 80% (ou se está abaixo, mas você só quer garantir), a solução para os malwares é usar um antimalware. Os antivírus não acham esse tipo de praga porque eles são de tipos diferentes, como foi explicado no primeiro parágrafo dessa postagem.

O antimalware que eu recomendo é o Malwarebytes, que é o melhor que tem. Ele tem uma versão gratuita e outra paga. A gratuita irá servir como complemento ao antivírus, procurando por malwares. Na versão paga você terá a proteção em tempo real, que não tem na versão gratuita; na versão paga você deverá desativar o seu antivírus porque ele também trará a função de antivírus no mesmo programa.

Você não é obrigado a comprar a versão paga e pode ficar com a versão gratuita por quanto tempo quiser, o que já é bom o bastante, já que ele vai servir como complemento ao seu antivírus. Aconselho que você faça um escaneamento a cada duas semanas ou por mês, dependendo da sua necessidade.

Para baixar o Malwarebytes clique aqui.

Veja também:

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.