sábado, 2 de maio de 2015

Qual é o fone menos prejudicial à saúde?

Hoje é fácil encontrar alguém nas ruas, ônibus e academia com fone de ouvido. Mas essa exposição do ouvido a sons altos pode prejudicar a audição. Neste artigo você saberá qual é o fone menos prejudicial à saúde, e como se prevenir para não ter problemas com a audição.

Os tipos de fones

Os fones são classificados com vários tipos, com nomes técnicos. De modo geral existem dois tipos: o headphone (aquele que tem formato de concha) e o intra-auricular (o fone simples que colocamos dentro da orelha).

Headphone

Headphone

 

Fones intra-auriculares

Fones intra-auriculares

O fone menos prejudicial à saúde

Os especialistas dizem que os fones com formato de concha são melhores do que os fones simples. O motivo é que ao usarmos um fone simples, colocamos ele dentro da orelha, o que lhe deixa mais próximos dos canais auditivos. Outro ponto negativo é que este tipo de fone tem potência de som maior do que os do headphone, acima de 100 decibéis (a potência máxima recomendada pelos médicos é 85 decibéis). Ele também não isola o som externo, por isso é bem comum vermos pessoas com esse fone e conseguirmos escutar o som quando estamos próximos dela. Isso acontece porque como o fone intra-auricular não isola o som externo, a pessoa que está escutando tende a aumentar o volume.

Já o headphone, por causa do seu formato de concha, que envolve a orelha, isola o som externo, permitindo assim que você escute a música num volume mais baixo.

Outras dicas

Um headphone é menos prejudicial à saúde do que um fone intra-auricular, mas isso não quer dizer que você pode exagerar no seu uso. Ainda é necessário ter cuidados e limites, porque senão a consequência poderá ser a mesma: ouvir zumbido e perder progressivamente a audição. Veja outras dicas que os especialistas são para o uso de fones de ouvido:

  • Não use o fone durante muitas horas seguidas
  • Se as pessoas que estão perto de você conseguem ouvir o som do seu fone, isso é sinal de que ele está alto demais e você precisa abaixar o volume.
  • Não ultrapasse a metade do volume máximo do aparelho.
  • Evite usar os fones intra-auriculares.
  • Se perceber que está tendo um zumbido após o uso do fone, ou dificuldades para ouvir, procure um médico.

Jóckisan

é pernambucano, e é estudante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de estudar, ler livros, assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias interessantes, tecnologia e TV. Também escreve no Mundo Geek.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.