domingo, 10 de janeiro de 2016

Como começar um pequeno negócio com Formatação de Computadores

   Hoje em dia muitas pessoas possuem computadores ou notebooks para guardar arquivos pessoais, fazer trabalhos escolares e acessar a internet. Mas, depois de um tempo, eles acabam pesando a memória do aparelho e não há jeito se não uma boa formatação, apagando vírus existentes e arquivos indesejáveis. Então, hoje vou dar algumas dicas para quem quer faturar algo com isso!

1ª Parte - Salvamento dos arquivos


   Inicialmente, um técnico precisa assegurar ao cliente que os arquivos serão salvos, o mesmo deve indagar "Quais arquivos o senhor não quer perder?", assim os arquivos já estarão seguros para iniciar a formatação. Agora vou mostrar como salvar esses arquivos sem precisar de um HD Externo ou Pen Drives e DVDs.
   Um HD pode ser particionado em vários discos, o principal disco que conhecemos é o C:\, ele é onde armazena todo o sistema do Windows, incluindo os arquivos do usuário e aplicativos.
   Para particionar esse disco, você tem que ter em mente a quantidade de espaço necessária para salvar os arquivos, e assim poder particionar o disco.
   Para isso, vamos usar o Gerenciamento de Disco que tem no Windows. Vejamos:
   Abra o Executar: Pressione as teclas Window + R, então digite diskmgmt.msc e tecle enter.

   Na tela seguinte que abrirá-se, verão os discos já existentes, mas vamos particionar a unidade principal, que é a C:\.

   Agora, no disco C:\, clique com o botão direito do mouse e clique em Diminuir Volume, como na imagem acima. Vai aparecer uma janelinha pedindo para aguardar, é só esperar.
   Antes de continuar, após ter feio o calculo da quantidade necessária de armazenamento para os arquivos, você deve converter o espaço de Gigabyte para Megabyte, por exemplo, se ao todo os arquivos que serão guardados forem 9GB, você deve particionar no mínimo 2GB a mais, que no caso teríamos que particionar 11GB, convertendo esse valor para MB seria: 11264 MB. Apenas multiplique o 11 por 1024(equivalente à 1GB). Mas por que isso? Então, na próxima janela, a de particionamente pede para inserir o valor em MB, é apenas multiplicar o GB(com exemplo 11) por 1024(1GB). Após inserir o valor na janela seguinte, só precisamos clicar em Diminuir.

   Ao diminuir o volume, onde aparece Disco 0 vai ter mais um espaço com a cor em Preto, titulado Não alocado, clique com o botão direito do mouse e em Novo Volume Simples....
   Após abrir a janela de Assistente, siga o exemplo do GIF abaixo:

http://picasion.com/
   Para finalizar clique em Concluir.
   Após isso, o disco estará criado, é só salvar os arquivos que não podem ser perdidos.

2ª Parte - Arquivos necessários

   Para poder começar a formatar um computador, você precisa ter no mínimo esses requisitos:
  • 1 Live CD do sistema a ser formatado(Recomendo Windows 7, caso tenha um DVD de instalação original, poderá cobrar a formatação um pouco mais caro, mas caso seja pirateado, precisará de um ativador, e terá que ser mais barato a formatação, pirataria é sempre barato);
  • 1 Programa de Gravação de DVDs (o melhor atualmente é o Nero);
  • 1 Antivírus (caso você não possa comprar um para vender ao cliente, use um grátis, como o Avast ou o Baidu, Baidu é bom, na minha opinião);
  • 1 Navegador de Internet (Google Chrome ou Firefox);
  • Microsoft Office 2010 ou mais atual(terá que ativar o produto, ou seja, caso compre um CD original dele, pode cobrar mais, pelo profissionalismo, caso contrário, terá que piratear).
  • WinRar e Adobe Reader.
   Com esses requisitos em mãos, já poderá formatar um computador.

3ª Parte - Formatando o computador

   Primeramente, insira o Live CD do Windows no Computador, e ao aparecer na tela Pressione uma tecla para iniciar o CD/DVD... clique em qualquer tecla, e após carrega o CD, siga as instruções abaixo:
  • Ao carregar o sistema, irá aparecer uma tela perguntando o Idioma e o tipo de teclado, onde estiver marcado como Português - Brasil(ABNT) - ou algo semelhante -, mude para Português - Brasil(ABNT2), então avanceem seguinda clique no botão Instalar Agora;
  • Agora verá 2 opções, uma para Atualizar e outra como Personalizada(Avançado), então clique na Personalizada;
  • Selecione o disco C:\ e clique em Opções da Unidade, vai ver algumas opções, clique em Formatar, e o disco vai ser formatado;
  • Então avance e aguarde o processo de instalação.
   Algumas vezes o computador vai ser reiniciado, e vai aparecer novamente a tela para pressionar uma tecla para iniciar o DVD, não faça nada, deixe carregar sozinho.
   Após tudo isso, vai ter uma tela para colocar o nome do Computador e senha, caso queira. Então é só iniciar.

4ª Parte - Colocando os arquivos salvos no lugar e excluindo a partição

   Após ter salvo os arquivos e formatado o computador, basta apenas colocar os arquivos salvos no lugar onde estavam, por exemplo, as imagens devem ir para Imagens, músicas para Músicas e etc.
   Depois de ter colocado tudo no seu lugar, precisamos apenas apagar a partição criada, para liberar espaço para o disco C:\.

   Então vamos fazer tudo novamente. Window + R para abrir o Executar, e digite diskmgmt.msc para abrir o Gerenciamento de Disco, agora selecione o disco com o nome ARQUIVOS SALVOS, como no GIF mais em cima, ou no nome dado por vocês, clique com o botão direito do mouse e então Excluir Volume..., e apenas confirme tudo, mas apenas certifique-se de que não tenha nada mais nele.
   E para estender o disco C:\, clique na partição do disco C:\ com o botão direito do mouse e em Estender Volume..., apenas avance tudo e pronto, já está tudo ao normal.

   E por final, instale o programas citados na 2ª parte, para ficar tudo como era, e faça sua cobrança!

5ª Parte - Divulgando seu trabalho

Agora é só divulgar o seu trabalho, dar um nome para você, ou seja, um nome para seu negócio, e divulgar pelas redes sociais, crie uma página para melhores informações, e expanda seu trabalho por sua localidade.

Dicas Finais

   É bom ter um Live CD de uma versão do Linux, recomendo o Ubuntu Unity, bem leve, pois em alguns casos será meio difícil salvar arquivos e criar partições pelo Windows, pois ele tem modo de teste, apenas terá que entender alguns comandos do Ubuntu e criação de partições nele.
   Windows 8 é problemática a sua formatação, por este fato às vezes ele tende à falhar e é necessário levar à um técnico profissional. Se você é novo nisso, é bom não tentar formatar um Windows 8, ele bloqueia serviços externos como Live CDs, mas em alguns funciona, apenas terá que entrar nas configurações UEFI e desbloquear sua Bios.
 
   E lembre-se: Se não souber fazer o que for pedido pelo cliente, não faça, pois não saber e dizer que não sabe é melhor do que não saber, dizer que sabe e no final acabar se desgraçando!

Kayck Brito

Meu nome é Kayck, tenho 16 anos e sou cursado em Programação Profissional, passo boa parte do tempo pesquisando e programando Aplicativos e Jogos. Pretendo ser Professor de Filosofia e também me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas!
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.