segunda-feira, 4 de junho de 2018

O que é o erro 500 e como corrigi-lo

Erro 500

O Erro 500 aparece em navegadores ainda com frequência, acompanhado da mensagem “Internal Server Error”. Porém, é um status temporário, de fácil correção.

Não há um motivo específico para ocorrer, ele não é visível para o público ou programador e essa acaba sendo a mensagem escolhida quando ocorre alguma má interpretação de leitura dos dados a serem processados.

Apesar de ser temporário, as configurações do site devem ser verificadas, pois uma vez que há diferentes motivos para a falha, deve-se fazer os reparos necessários.

Quer saber as causas e soluções para o Erro 500 no seu site Wordpress? Acompanhe abaixo!

Por que ocorre o erro 500?

Mesmo que a mensagem tenha sido temporária e o site tenha entrado normalmente com um recarregamento, acesse o site com seu login para verificar se há erros nas configurações.

  1. Permissões de acesso devem ser verificadas, pois podem ter restrições, causando a mensagem de erro interno na tela.

  2. A quantidade de visitas no site também pode ser um dos motivos para a mensagem de erro. Nesse caso, a mensagem pode durar por mais tempo, caso a memória do site seja baixa.

  3. É normal que plugins apresentem erros diferentes em sites. Muitas vezes é preciso apenas atualizar ou desabilitar algum plugin para que o site volte ao normal.

  4. O Wordpress está em constante crescimento, logo atualizações feitas recentemente, mesmo mudança de temas, inclusão de arquivos e mídia, também pode ser motivo para o Internal Server Error.

Como descobrir qual plugin pode causar o erro?

Desative plugin por plugin do seu Wordpress, e a cada desatualização, tente entrar novamente no site. Essa é a forma de você saber qual plugin pode estar causando o erro internamente.

Em caso se achar o plugin com erro, procure se há alguma atualização para ele que você deixou passar despercebido. Você também pode procurar outro plugin que cumpra a mesma função, e que exija menos espaço do site.

Especialmente se for o plugin Wordpress SEO, que é essencial para o bom rankeamento do site nos buscadores da Internet.

Também verifique se o tema que você utiliza no momento pode ser o responsável. Temas muito pesados exigem espaço. Mude para um tema com um tamanho menor.

Mas fique atento, pois manter um site com a desabilitação total de plugins não é uma boa ideia. Muito pelo contrário!

Os usuários buscam por boas e completas experiências em navegação na web e o profissionalismo do seu trabalho e a imagem da sua empresa, também passa pela forma como você se comunica com seu cliente na Internet.

Como corrigir o Erro 500?

Antes de tentar alterar as configurações, precisamos ressaltar a importância de fazer backup do seu site com as configurações que se encontram no momento, para evitar que a complicação fique maior ainda.

Como dito acima, as permissões de acesso devem estar devidamente configuradas de acordo com as regras de programação do servidor. Ficou confuso? Vamos explicar algumas formas de corrigir o erro.

1ª forma

Acesse o gerenciador de arquivos por meio do seu login de acesso, e procure o arquivo htaccess.

Encontre o arquivo htaccess, e o renomeie. Teste novamente o site, e se voltar a funcionar, as configurações de programação anterior provavelmente estavam com algum erro de linguagem. 

2ª forma

O Wordpress costuma utilizar a linguagem php, uma das mais versáteis para o desenvolvimento web.   

Se o seu php está desatualizado, o site pode gerar o Erro 500, já que alguns plugins e mídias podem exigir uma nova versão de programação. Por isso, sempre mantenha a última versão php apresentada no painel de controle do php.

3ª forma

Lembre-se de aumentar o número da memória do seu site, na configuração php do arquivo htaccess, ache a linha correspondente a “value” e aumente o limite de memória.

Após você ter a certeza da origem do Erro 500 — Internal Server Error, é recomendado fazer mais um backup dessa última atualização do site em Wordpress.

Como ficar sabendo de erros?

O Wordpress tem em suas funções o recurso atual de aviso de erros nas configurações. Assim o administrador pode solucionar o problema com mais rapidez e mais exatidão.

Para ativar esse recurso, vá até as configurações, em “wp-config” e ative os recursos que estão nomeados como “display_errors” e “wp_debug”.

Esses recursos ativos apontarão onde exatamente está algum erro (se em plugin, em linguagem php, em temas ou alguma desatualização do site e configurações).

Conclusão

Se você tentar todas as configurações acima, e mesmo assim o erro persistir, ou se mesmo uma vez corrigido, ele é constante, é hora de pedir ajuda ao suporte da sua hospedagem de site.

Entre em contato com a empresa de hospedagem do seu site, verifique se há alguma instabilidade no servidor e quando vai se normalizar.

Peça o auxílio remoto do suporte do servidor, em caso se ainda ter instabilidade com o Erro 500. Essa é uma falha que não pode esperar muito tempo para ser resolvida.

*Publieditorial

Jóckisan

é pernambucano, e é blogueiro. Gosta de escrever, compartilhando as suas opiniões e o que sabe. Gosta de ler livros e de assistir a bons filmes e séries. Na internet gosta de ler notícias, e também sobre cinema, tecnologia e TV. Acompanhe também o seu blog pessoal.
comments powered by Disqus

 

Copyright @ 2011-2015 Fique Sabendo!.